Um dos novos filmes do Planetário é produzido pelo próprio Centro de Ciências (Foto: Iago de Medeiros/UFJF)

Estão abertas as inscrições para a programação especial de férias do Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Entre os dias 16 de julho e 6 de agosto, o Centro oferece novas atividades – incluindo oficinas, horários estendidos no Observatório e no Planetário, além das exposições tradicionais – para visitantes individuais ou de escolas.

“Aproveitando essa programação especial, vamos estrear duas novas sessões no Planetário. Uma delas, produzida integralmente pela nossa equipe de Astronomia intitulada ‘Centro de Ciências até às galáxias: uma viagem especial’, que mostra um foguete partindo do Centro para uma viagem pelo espaço. A outra, ‘O Foguete de Papelão’, mostra uma criança viajando pelos planetas do sistema solar”, conta o diretor do Centro, Elói Teixeira. 

A programação inclui também três oficinas semanais: nas terças-feiras, os visitantes poderão saber mais sobre “A Química dos Elementos”; às quartas, sobre a “Física Sem Mistério”; e às quintas-feiras, desvendar a “Biologia em Ação”.

Durante todo esse período, além das sessões tradicionais do Planetário e Observatório às quintas-feiras, os visitantes poderão se inscrever para visitas também nas terças-feiras. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e necessitam de inscrição.

O Centro de Ciências
Inaugurado ainda em 2006, no Colégio de Aplicação João XXIII – e transferido para seu novo espaço, no campus da UFJF, em 2017 –, o Centro de Ciências é um dos maiores e mais completos espaços de divulgação científica do país. O local reúne cerca de três mil metros quadrados, distribuídos por quatro andares, com capacidade para receber mais de 700 pessoas. 

Tanto neste período de férias quanto durante a programação normal, o Centro oferece acesso ao Observatório Astronômico, ao Museu de Malacologia, à Sala de Arqueoastronomia e às exposições interativas, como a Célula ao Alcance da Mão, a Tabela Periódica, a Aprenda Brincando e a Energia Nuclear.