Caravana da Matemática é um projeto de extensão da UFJF que leva atividades de divulgação matemática a escolas de Juiz de Fora e região (Foto: Unsplash)

Com o objetivo de despertar um maior interesse de alunos e professores dos ensinos fundamental e médio pela matemática, demonstrando a aplicabilidade no cotidiano, o projeto de extensão “Caravana da Matemática: a Matemática que vai até você” visitou, apenas no primeiro semestre de 2019, 19 escolas e outras quatro participaram de atividades no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estima-se que cerca de 2 mil alunos tiveram contato com a extensão universitária.

Para alcançar os objetivos do projeto, há a possibilidade de acolher as escolas em duas propostas diferentes. “Na primeira, os professores e alunos bolsistas e voluntários fazem visitas às escolas levando palestras, mágica, teatro e outras atividades envolvendo matemática e raciocínio lógico; na segunda, também temos algumas datas reservadas no Centro de Ciências, por onde a escola faz um circuito, mas com uma atividade da Caravana da Matemática como parte da visitação”, destaca a coordenadora, Beatriz Casulari da Motta Ribeiro.

Um dos integrantes, o professor do Departamento de Matemática, Sandro Rodrigues Mazorche, conta que o projeto nasceu com o intuito de divulgar a matemática e transformá-la em algo mais próximo a realidade dos alunos. “Apresentamos aos estudantes do ensino fundamental, a disciplina como algo mais acessível. Para os secundaristas, buscamos mostrar a aplicabilidade em diversos cursos de graduação. Fazemos a visitação para transformar a matemática em algo mais divertido durante o aprendizado.”

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, é muito importante fomentar a relação cotidiana da Universidade com as escolas do município e região. “Neste sentido, a Caravana estar presente nesses ambientes possibilita a troca de conhecimento entre nossos professores e estudantes, junto aos docentes do ensino fundamental e médio. Cria um espaço, onde as crianças e adolescentes ficam curiosos, aprendem novas formas de conhecimento e, o mais importante, coloca no horizonte deles a possibilidade de se tornarem alunos da UFJF, uma Instituição pública que está de braços abertos para recebê-los.”

Segundo semestre

Para o próximo semestre, a estimativa é visitar 16 escolas e receber outras seis no Centro de Ciências. Além disso, em outubro acontece a Semana de Matemática, no Instituto de Ciências Exatas (ICE), onde a Caravana terá uma participação efetiva com atividades abertas para as escolas que visitarem o evento.

O vice coordenador do projeto de extensão, Reginaldo Braz Batista, aponta a necessidade de se atingir um público diferente no segundo semestre e fortalecer o contato da UFJF com a comunidade juiz-forana. “Para o próximo período, pretendemos visitar mais escolas dentro do nosso município. Nossa ideia é fortalecer e ampliar o contato com a nossa cidade e solidificar ainda mais o nosso trabalho.”

Projeto

A Caravana da Matemática é um projeto de extensão da UFJF que leva atividades de divulgação matemática a escolas de Juiz de Fora e região. Produzido por professores e alunos do Departamento de  Matemática, o projeto conta com apoio da Pró-reitoria de Extensão e parceria do Centro de Ciências. Palestras, oficinas e jogos fazem parte do leque de atividades oferecidas pela Caravana. Atualmente é composto pelos professores Beatriz Casulari da Motta Ribeiro, Reginaldo Braz Batista, Sandro Rodrigues Mazorche, Marco Aurélio Kistemann Júnior e Valéria Mattos Rosa. Além disso, conta com o apoio do professor Elói Teixeira, responsável pelo do Centro de Ciências.

A Caravana prioriza as escolas públicas em sua programação, no entanto, também atende colégios particulares. Além das visitas às escolas, o projeto também organiza a vinda de estudantes à Universidade, realizando palestras e atividades no Centro de Ciências da UFJF.

Outras informações no site:

http://www.ufjf.br/caravanadamatematica/

https://www.instagram.com/caravanadamatematica/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/caravanadamatematica/?ref=br_rs