Antes do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, o projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Caravana da Matemática, levava atividades de divulgação científica para escolas da cidade e região. Palestras, oficinas e jogos são parte da rotina produzida pelo grupo. Agora, ela foi adaptada para o âmbito virtual: por meio das redes sociais Facebook e Instagram, os integrantes da Caravana compartilham curiosidades, informações e materiais de divulgação sobre a Matemática.

Desta forma, o grupo mantém seu principal objetivo: aproximar a matemática do cotidiano das pessoas. “Temos postado diariamente curiosidades, detalhes históricos de matemática, biografias de matemáticos e desafios”, explica a coordenadora do projeto, Beatriz Ribeiro. A professora informa que os estudantes da graduação, membros da Caravana, participam ativamente da criação de conteúdo direcionado para as plataformas digitais.

“Penso que o projeto presta um serviço social ao disponibilizar conteúdos nas redes. Ainda que ele não seja o tradicional de sala de aula, promove o interesse pela matemática. A maioria do nosso público talvez não esteja ciente de que continuamos atuando remotamente, então precisamos divulgar. Além disso, temos os alunos da graduação envolvidos no projeto. Continuar com ações serve para engajá-los nesse momento de incertezas”, resume a coordenadora.

Outras informações:
Site oficial – Caravana da Matemática