Estação de Tratamento de de Esgoto (ETE) no bairro Granjas Bethel (Foto: Arquivo/Cesama)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária, vem atuando desde abril de 2019 para a pré-operação e operação assistida da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, em parceria com a Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama).

O objetivo do projeto de extensão “Pré-operação e operação assistida da estação de tratamento de esgoto União-Indústria” – coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF, Emanuel Manfred, é apoiar a orientação de intervenções que eventualmente possam ser necessárias em etapa de pré-operação, bem como fornecer orientações técnicas para a sistematização operacional da ETE, localizada no bairro Granjas Bethel, em Juiz de Fora, que visa a elevar de 10% para 75% o volume de esgoto tratado no município, atualmente despejado no Rio Paraibuna.

“A iniciativa pretende preparar a equipe em relação a futuros problemas de operação e manutenção, considerando a experiência adquirida por companhias de saneamento, além das atualizações técnicas transmitidas por programas de pesquisa em saneamento”, afirma o coordenador.

Conforme explica o subcoordenador, Edgard Dias, o projeto apresenta duas fases distintas:  a fase de pré-operação assistida, que verifica a necessidade de adequações e apoio na execução de testes para o início de operação da ETE, de forma a evitar eventuais problemas para a operação de longo prazo. Já a fase de operação assistida, contempla o acompanhamento e o apoio no estabelecimento de rotina operacional da Estação. Haverá treinamento e capacitação da equipe de operação da Cesama, além da padronização de métodos analíticos para análise da qualidade de efluentes líquidos (esgoto bruto e tratado) e fase sólida (lodo de esgoto).

“Uma das metas do projeto é a transferência complementar de conhecimento para que a equipe da Cesama possa operar a ETE União-Indústria de forma apropriada, sistemática e independente”, esclarece Dias. “É importante ressaltar que a operação de sistemas de tratamento do esgoto tem sido um dos principais aspectos de atenção no contexto nacional”.

Impacto social

A equipe executora do projeto é composta por gestores e operadores da Cesama; professores do Departamento de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFJF; um doutor em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos; dois alunos de graduação do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil da Universidade; além de dois técnicos em química e meio ambiente. Profissionais especializados também serão convidados para a avaliação do cumprimento de objetivos e metas associados à iniciativa.

Segundo Edgard Dias, o projeto de extensão apresenta benefícios mútuos entre a Universidade e a Companhia de Saneamento, com impacto direto na qualidade de vida dos moradores de Juiz de Fora. “Neste intercâmbio, a UFJF e a Cesama são positivamente provocadas, influenciadas e fortalecidas. Por consequência, a sociedade é beneficiada no sentido da manutenção da qualidade do saneamento ambiental, proporcionado pela implantação de uma Estação de Tratamento do Esgoto municipal”.

O coordenador da iniciativa corrobora com as palavras de seu colega. “A cooperação técnica entre a Cesama e a UFJF promove o fortalecimento direto de ambas as instituições em benefício da sociedade, tendo em vista a aproximação de setores de interesse público, facilitando a transmissão efetiva do conhecimento. A formação complementar de operadores e do corpo discente associado à UFJF, bem como as contribuições para o avanço do conhecimento, também são considerados aspectos positivos”, finaliza Manfred.

Outras informações: (32) 2102-3429 – Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental