Objetivo da Rede Cegonha é melhorar a assistência ao parto e ao nascimento (Imagem:  Pixabay)

Profissionais e estudantes de diversas áreas terão a oportunidade de entender o fluxo de financiamento federal, estadual e municipal da assistência ao parto e a proposta de implantação da regionalização pelo grupo condutor da Rede Cegonha em Juiz de Fora. O tema será abordado nesta quarta-feira, dia 3, no evento Gestão, financiamento, organização do SUS e Rede Cegonha”, promovido pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A atividade gratuita ocorre das 14h às 17h, no auditório da Facc. Para participar é preciso se inscrever por meio do preenchimento de formulário

Professor responsável pelo encontro, Mateus Clóvis de Souza Costa, explica que a Rede Cegonha é um projeto do Ministério da Saúde, que busca melhorar a assistência ao parto e ao nascimento e conta com quatro componentes  de trabalho. O primeiro deles é referente ao pré-natal; o segundo ao parto em si; a terceira ênfase de atenção e ao pós-parto; e a logística, que inclui os recursos para dar condução às mulheres, também entra na dinâmica. Para melhor compreender o assunto e trazer o debate para a região, as discussões serão aprofundadas em como essa política funciona em Juiz de Fora. 

As palestras contarão com profissionais de diferentes áreas, como Enfermagem e Gestão Pública. De acordo com o professor, a regionalização é um tema interessante e essencial para que a atuação multidisciplinar funcione de fato. “Ela envolve questões como a distribuição geográfica e regional, dessas mulheres para a assistência. É preciso criar uma estratégia de distribuição para que as pessoas tenham o devido atendimento. A logística também precisa ser pensada, em termos de deslocamento, por exemplo, para que as mulheres sejam atendidas o mais perto de casa possível.” 

Ele considera, ainda, o evento como uma oportunidade para que os acadêmicos tenham contato com a realidade e possam, inclusive, ter suas pesquisas inspiradas por esse campo de estudo. “A Enfermagem, por exemplo, trabalha com o cuidado e a orientação, não apenas com questões técnicas. É importante conhecer as consequências de colapso do sistema, se não tivermos uma organização, tanto do fluxo financeiro, quanto do fluxo de pessoas.”

A participação no evento confere certificado. A atividade é organizada pelo Programa de Extensão de Combate à Indução de Demanda por Cesariana (Procidec), da Facc. As ações promovidas têm como objetivo combater a indução de demanda por cesariana. Fato que, como aponta Costa, promove prejuízos à saúde tanto da mãe, quanto do bebê, ferindo direitos humanos fundamentais e direitos sexuais e reprodutivos. 

Outras informações: (32) 2102-3521 (Faculdade de Administração e Ciências Contábeis)