Evento, que acontece nesta quarta, às 17h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, busca compartilhar informações (Foto: Via Visualhunt)

Acontece, nesta quarta-feira, 26, mais uma edição do PII-Grad Chat. A iniciativa, promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a ONG Em Rede, oferece uma preciosa oportunidade para os estudantes conhecerem mais sobre o Programa de Intercâmbio Internacional de Graduação (PII-Grad) da UFJF e sobre a experiência dos alunos que já participaram.

A roda de conversa, que ocorre às 17h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, tem o objetivo de compartilhar experiências e informações entre ex-intercambistas, alunos aprovados no processo seletivo de 2019 e todos aqueles que possuem interesse em realizar um intercâmbio. O evento será transmitido simultaneamente para Governador Valadares, onde os alunos também terão a possibilidade de participar com perguntas.

Participam do encontro dois estudantes considerados exemplares no PII-Grad, por trazerem ideias e propostas para a UFJF que foram, inclusive, adotadas pela DRI: os projetos Buddy e Intercâmbio Acadêmico Além da Sala de Aula (IAASA). 

Eliza Feres, do curso de Turismo, foi para a Universidade de Évora, em Portugal, e trouxe a proposta do projeto Buddy. A iniciativa, inspirada em experiências internacionais como o programa Erasmus, visa recrutar estudantes da UFJF dispostos a dar apoio aos  intercambistas estrangeiros em suas primeiras semanas no Brasil, oferecendo suporte aos estudantes e inserindo-os no meio acadêmico e na cultura brasileira através da integração.

Já Iago Toti, da Economia, fez intercâmbio na Universidade de Rostock, na Alemanha; em seguida, apresentou para a DRI o projeto IAASA. Gerido pela DRI, com atuação de Toti, o IAASA tem como principal objetivo a integração do aluno intercambista em atividades equivalentes ao estágio dentro da UFJF, por meio dos centros de experiência, como empresas juniores, Pet’s, Get’s e equipes de competição, nos quais os alunos poderão pleitear uma vaga, por meio de processo seletivo. As atividades são guiadas pelos membros dos centros, que desenvolvem uma estrutura interna para recepcionar o aluno internacional.

As inscrições para o PII-Grad Chat devem ser feitas pela internet, através deste formulário eletrônico. O evento confere certificado e é válido como participação em eventos com certificados emitidos pela DRI no PII-Grad.

Outras informações
(32) 2102-3389 – Diretoria de Relações Internacionais