Evento, que tem como tema central “Ficção Audiovisual: produção, circulação e consumo”, acontece entre 9h e 17h (Imagem: Pixabay)

Na próxima segunda-feira, dia 17, a Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe o III Simpósio de Literacia Midiática, evento gratuito, fruto da parceria entre o Observatório da Qualidade no Audiovisual, que abrange os cursos de Comunicação e o grupo Entelas, do Instituto de Artes e Design.

Nesta edição, o tema será “Ficção Audiovisual: produção, circulação e consumo”. Com o objetivo de refletir sobre os novos modos de produção, circulação e consumo de narrativas ficcionais seriadas no ambiente da convergência, o evento trará palestras de Beth Carmona, Krishna Mahon e um debate com Alexia Maltner e Henrique Sauer.

Com início às 9h, a abertura do evento apresentará as perspectivas de pesquisa em comunicação audiovisual nos projetos desenvolvidos pelos grupos de pesquisa Comunicação, Arte e Literacia Midiática e Entelas. Após, às 10h30, Beth Carmona, consultora, produtora e gestora de projetos especializados no público infantojuvenil apresenta a palestra “Uma conversa sobre a força das histórias de ficção para crianças e adolescentes”.

No período da tarde, às 14h, Alexia Maltner, assistente de direção de “Malhação – Viva A Diferença” (TV Globo) e “Senhora do Destino” (TV Globo) junto com Henrique Sauer, diretor de “Meu pedacinho de chão” (TV Globo) e “Sangue bom” (TV Globo) discutem estratégias de direção e transmídia em telenovela. Fechando o evento, às 16h, Krishna Mahon, premiada diretora de conteúdo que atuou em canais por assinatura como History, A&E, Lifetime, H2 e Discovery, traz insights do mercado na palestra “Criação e produção de ficção seriada”.

Esse evento está sendo organizado como um dos resultados finais do projeto “Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos”, que foi financiado pela Fapemig e pelo CNPq, contando também com bolsas de Iniciação Científica, Treinamento Profissional e Extensão da UFJF. Neste último momento do projeto, buscamos realizar um debate com profissionais atuantes no mercado de audiovisual brasileiro. Anteriormente, realizamos um questionário com profissionais de Comunicação em Juiz de Fora, em que coletamos dados interessantes em um universo de 64 profissionais. Agora, em alinhamento com pesquisas desenvolvidas, procuramos discutir o audiovisual contemporâneo com profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho em empresas de comunicação de renome.

“Ao convidar esses profissionais, nós temos o intuito de abrir um canal de diálogo com o mercado, o que nós entendemos como de grande importância para a formação dos alunos. Também, com este Simpósio, iniciamos uma parceria com o grupo Entelas do IAD, com os professores Felipe Muanis e Christian Pelegrini, para ampliarmos a discussão sobre o audiovisual contemporâneo nos nossos grupos de pesquisa e elaborar, em conjunto, projetos futuros”, pontua a coordenadora do evento, Gabriela Borges.

Efetue aqui a inscrição

Confira o evento no Facebook

Outras informações: (32) 2102-3616 (PPGCom-UFJF)