Lucas Nápoli falou sobre a importância da motivação no serviço público (Foto: Dante Rodrigues)

Servidores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) acompanharam nesta segunda-feira, 10, uma palestra sobre motivação no serviço público.

Ministrada por Lucas Nápoli, psicólogo da UFJF-GV, a atividade discutiu desafios estruturais e burocráticos que comprometem o trabalho e a saúde do trabalhador.  O evento foi idealizado pelo diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade. “Vivemos hoje uma alta prevalência de depressão e afastamentos do trabalho por questões relacionadas com problemas na saúde mental dos servidores. A proposta é criarmos um ambiente favorável para a inovação dos processos e cooperação dos servidores, pois a falta de eficiência e apoio são fatores que inibem as iniciativas e impedem o desenvolvimento de ações relevantes para a missão da instituição. Por isso a participação dos servidores é importante para o planejamento das ações”, destacou Peterson.

A atividade realizada no auditório do INSS abordou ainda a percepção existente entre parte da população de que o servidor público, de maneira geral, é acomodado. De acordo com Lucas Nápoli, cabe aos servidores refletirem sobre a importância de sua função para o bem-estar da sociedade. “É um tema extremamente relevante, os servidores públicos do nosso país são vistos como preguiçosos, como pouco preocupados com a qualidade do trabalho. A gente sabe que não é isso, mas ao mesmo tempo a gente reconhece que a estabilidade e a remuneração correta fazem com que muitos servidores não se sintam motivados a inovar. É muito importante conversar sobre esse tema de modo a produzir algumas reflexões para aumentar essa motivação no trabalho. O que pode ser feito para encontrar significado, sentido no que a gente faz, já que o nosso papel é contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo”.

Diretor Peterson Andrade convida comunidade acadêmica a participar da próxima palestra que será realizada em 19 de junho (Foto: Dante Rodrigues)

Para Gilvan Geraldo Ponciano, chefe do serviço de benefícios da gerência do INSS em Governador Valadares, a palestra foi importante para demonstrar aos participantes que a atuação no serviço público exige comprometimento. “É importante motivar o servidor público tendo em vista que as pesquisas mostram que ao ingressar no serviço público o profissional está visando estabilidade e salário. É preciso, através de políticas motivacionais, adequar o servidor à realidade das instituições, mostrar caminhos a seguir enquanto servidor de uma instituição pública”.

Em razão da importância do tema, uma nova palestra foi agendada para o dia 19 de junho, às 14h, também no auditório do INSS. “Nesta perspectiva faremos uma outra edição desta palestra para ampliar o número pessoas que terão um maior conhecimento sobre o assunto. Trata-se de um assunto importante para as lideranças dos departamentos, cursos e setores administrativos da UFJF-GV”, ressaltou Peterson Andrade.