esclarecimento_dengue_escoteiros_praca_civica_UFJF__foto_GabrielaMaciel_UFJF (2)

Grupo levou larvas do mosquito para serem observadas (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Para discutir e conscientizar sobre os perigos da dengue, professores dos departamentos de Nutrição e Biologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com grupos Escoteiros de Juiz de Fora, realizaram neste domingo um mutirão no campus para informar a população sobre o tema. O evento aconteceu pela manhã e contou com a participação de diversos escoteiros da cidade.

A conscientização faz parte do Mutirão Nacional de Educação Ecológica (Muteco), evento nacional dos Escoteiros do Brasil que busca promover conscientização ambiental por meio de atividades regionais. Neste ano, os grupos locais escolheram abordar a dengue devido à urgência do tema e à perspectiva de evitar que a doença aumente na região. O tema escolhido foi “O Equilíbrio do Povo Pequeno e o Combate à Dengue”.

Para o chefe do grupo escoteiro Liz do Amanhã, Vanderci Moreira, é necessário que se discuta a dengue e as doenças do Aedes aegypti para uma melhor prevenção. “Trabalhamos com crianças e jovens de todas as idades, então é importante mostrar essas questões sobre o mosquito, a prevenção e as causas da dengue. As crianças em formação, principalmente, são um elo muito importante para a comunidade. Quando temos este tipo de conhecimento, é possível prevenir de maneira mais eficiente.”

A iniciativa teve parcerias de professores da Biologia e da Nutrição da UFJF. Membros do movimento escoteiro, os docentes enxergaram no evento a possibilidade da ação da Universidade para além do espaço acadêmico. Professora do departamento de Nutrição, Ana Vladia Bandeira destaca que este é um dos papéis principais dos professores e das instituições públicas. “A parceria entre Universidade e escoteiros mostra que olhamos para o mesmo fim, que é a educação, de uma maneira prática e consciente para o tema do meio ambiente.”

Outras informações: Mutirão Nacional de Educação Ecológica

32991519244 (Grupo Escoteiro Liz do Amanhã)