Mutirão Ecológico dos Escoteiros e pesquisadores vão oferecer esclarecimentos sobre o mosquito da dengue (Foto: Rafael Meyer)

Será mito ou verdade que os repelentes eletrônicos podem aumentar o número de picadas de mosquitos?

Possibilitando uma forma diferenciada de aprender sobre educação ambiental, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se uniu a um grupo de escoteiros para realizar o “Muteco – O equilíbrio do povo pequeno”. O evento acontece neste domingo, dia 9, a partir das 9h, na Praça Cívica da UFJF, e vai unir universidade e comunidade em uma tarde de lazer e aprendizado, respondendo esses e outros questionamentos.

A sigla “Muteco”, que dá nome ao evento, representa o Mutirão Ecológico dos Escoteiros. Foi o 72º grupo de  escoteiros Lis do Amanhã de Juiz de Fora que, junto aos professores Ana Vládia Moreira e Fábio Prezoto do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF (ICB), e dos alunos, também da UFJF, envolvidos com pesquisas de Entomologia, planejaram o evento, que trará esclarecimentos sobre o mosquito da dengue através de jogos e gincanas.

“Esse será um trabalho de construção coletiva, com a participação técnica e científica da universidade e de jogos e ações escoteiros pelas crianças, jovens e adultos do movimento escoteiro local”, explica a professora e também membro dos escoteiros Lis do Amanhã, Ana Vládia.

Entre as atividades previstas pelo grupo estão: jogo da memória, jogo de mitos e verdades e curiosidades. A professora explica que ações como essa possibilitam uma interação e um compartilhamento de informações entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. “Através dessa união conseguimos falar sobre a importância da educação na preservação e no equilíbrio ambiental”.

Para participar é só chegar às 9h e se envolver nas atividades.

Aventura Sustentável

O evento na Praça Cívica faz parte de uma movimentação nacional de escoteiros que visa a realizar ações de conscientização ambiental. Junto a outras organizações internacionais, como a ONU Meio Ambiente, os escoteiros se voltam para a temática durante o XXVIII Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica – Escotismo: Aventura Saudável.

Outras informações:ana.vladia@icb.ufjf.br ou fabio.prezoto@ufjf.edu.br