Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação (Foto: Gustavo Tempone)

Coordenadores de curso das áreas de Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo participaram, na tarde desta sexta-feira, 7, de um seminário preparatório para o próximo ciclo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O evento, promovido pela Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorreu na sede do Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO).

Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, a iniciativa visa discutir os procedimentos desempenhados pelas coordenações no processo avaliativo do Enade, além de orientá-los quanto à legislação federal vigente, a operacionalização interna do exame na UFJF e especificidades do edital, já publicado. “São orientações gerais e alguns pontos importantes do edital, como datas e principais ações que ficam a cargo das coordenações. Também buscamos esclarecer sobre os procedimentos que a Diavi estabelece para apoiar e orientar as coordenações e estudantes durante todo o processo”, acrescenta.

Além das coordenações, o Exame envolve a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), setores que também estiveram presentes no seminário.

De acordo com Michèle, o seminário preparatório, que teve sua primeira edição realizada em 2018, tem se mostrado uma iniciativa promissora, “a julgar pelo resultado do ano passado, que foi muito bom”. “Isso chama a atenção para as ações dos coordenadores com uma certa antecedência e facilita todo o processo de organização de dados, principalmente no que diz respeito às listas dos estudantes que serão inscritos no Exame”, finaliza.

Na avaliação de Michèle Farage, reuniões têm chamado a atenção chama a atenção para as ações dos coordenadores com uma certa antecedência, o que facilita todo o processo de organização de dados (Foto: Gustavo Tempone)

Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal, para cada área do conhecimento.

O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Outras informações:

(32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)