Enquete realizada no RU Centro (Foto: Divulgação)

Levantamento realizado pelo Restaurante Universitário do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) constatou o preocupante desperdício de alimentos pelos usuários. Por semana, em média, são desperdiçados cerca de 160 kg de alimentos.

Em razão do resultado, o Restaurante Universitário lançou uma campanha contra o desperdício.  A campanha “Prato Limpo” tem por objetivo reduzir o índice de resto-ingestão (RI) para menos de 5% por dia. O RI é a relação entre o resto devolvido nas bandejas dos usuários e a quantidade de preparações oferecidas, expressa em percentual. No RU Centro, por exemplo, o percentual RI diário fica entre 5 a 10%. O aceitável seria entre 2% e 5%.

Gráficos com os números do desperdício (Foto: Divulgação)

De acordo com Jaysa Ramos e Kamilla Silva, nutricionistas fiscais da UFJF-GV, o desperdício, na maioria dos casos, é resultado da falta de consciência dos usuários. “É observado que grande parte deles descartam a comida por colocarem no prato uma quantidade maior do que são capazes de comer”.

As duas unidades do RU da UFJF-GV oferecem diariamente mais de 1300 refeições.