Peterson Andrade valorizou o diálogo entre os setores da UFJF-GV (Foto: Dante Rodrigues)

Preocupado em dar visibilidade aos trabalhos administrativos realizados no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, o diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade, reuniu-se na última sexta-feira, 31, com representantes dos setores, grupos de trabalho e comissões vinculadas à Direção-Geral para que fossem apresentadas as ações em andamento e discutidas parcerias interdisciplinares, intersetoriais e interinstitucionais.

De acordo com Peterson Andrade, o desenvolvimento institucional da UFJF-GV depende da articulação interna e do diálogo entre os diferentes setores. “Temos vários projetos em andamento de iniciativa dos setores administrativos e servidores técnico- administrativos em educação. Nosso objetivo é estimular e mostrar estas ações que são fundamentais para o desenvolvimento permanente do Campus”.

Durante a reunião, o diretor-geral destacou ainda a importância do fomento de parcerias com outras instituições de Governador Valadares, citando as exposições Brumas do Vale e História em Movimento como exemplos. “A parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus GV, é um ótimo exemplo destas ações em cooperação institucional, pois aumenta nosso potencial para a promoção de atividades culturais, ensino, pesquisa, extensão e inovação. A exposição Brumas do Vale representa um exemplo prático destes esforços coletivos internos que conta com o apoio de instituições parceiras: Faculdade Pitágoras e IFMG-GV, por exemplo. O projeto História em Movimento também contou com a parceria com o Museu da Cidade e o resultado alcançado foi importante para conhecermos nosso potencial. Buscaremos implantar e aprimorar no Campus a Gestão por Competências, pois temos vários servidores habilitados para ações relevantes para a população de Governador Valadares e região”.

Allan destacou as ações realizadas pelas bibliotecas do campus GV (Foto: Dante Rodrigues)

A oportunidade de externar as ações que são realizadas foi valorizada pelos participantes da reunião, uma vez que o distanciamento geográfico e administrativo entre os setores pode ocasionar ruídos informacionais e prejudicar a eficiência administrativa, conforme destacou Allan Julio Santos, gerente da Biblioteca Centro.

Como resultado da reunião, Allan ressaltou que fez contato com representantes dos setores de graduação, extensão e gestão de pessoas para oferecer maior contribuição da biblioteca. “O desconhecimento dos gerentes sobre ações desenvolvidas em setores correlatos impede uma efetiva colaboração intersetorial. Dessa maneira, perde-se a oportunidade da criação e do compartilhamento de conhecimentos sob seu viés mais capacitante, ou seja, pelos recursos técnicos aplicados e pela expertise das pessoas envolvidas”.

Andreia Queiroz destacou as inúmeras ações acadêmicas e administrativas realizadas em GV (Foto: Dante Rodrigues)

Para Andreia Queiroz, gerente de graduação da UFJF-GV, a reunião demonstrou que a “integração e comunicação entre os setores contribui para o melhor andamento do campus GV em termos administrativos, estruturais e acadêmicos. Em relação a parte acadêmica, durante a reunião ficaram claras as inúmeras ações quem vêm sendo realizadas e que contribuem para o fortalecimento do tripé ensino, pesquisa e extensão do campus GV”.

No encerramento da reunião Peterson Andrade convidou os servidores a participarem da palestra “Motivação no Serviço Público”, que será ministrada pelo psicólogo Lucas Nápoli na próxima segunda-feira, 10. “Precisamos estimular um ambiente criativo para o desenvolvimento permanente e sustentável do Campus. Por isso, iniciativas inovadoras serão sempre bem-vindas e contarão com o apoio institucional da direção-geral do campus”, finalizou Peterson.