Se você tem aquele copo ou caneca de estimação, chegou a hora de usá-los diariamente no Restaurante Universitário (RU), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Se ainda não, é o momento de adotar um. Pensando em formas sustentáveis de lidar com o meio ambiente, o Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Juiz de Fora (ESF) promove a “Semana sem plástico”. Na quarta-feira, dia 29, os membros do ESF estarão no RU para presentear os estudantes que toparem o desafio de postar uma foto com o próprio copo e marcar a hashtag #ESFJFchallenge.

Aluna do 7º período de Arquitetura e Urbanismo da UFJF e diretora de comunicação do ESF, Cinthya Medice Sperandio Alves, conta que a ideia surgiu a partir da observação do uso massivo de descartáveis no RU. “Nosso objetivo é conscientizar as pessoas, fazer um bate-papo, porque acaba sendo uma atitude automática pegar um copo e descartá-lo sem pensar sobre seu impacto na natureza.”

Ela ressalta, ainda, que a mobilização pela sustentabilidade é um dos valores do grupo e considera ideal criar essa cultura nos estudantes. “É um sonho nosso que as pessoas levem isso para a vida toda. É muito triste ver alguém pegando três, quatro copos descartáveis no RU. O uso é rápido, mas o material fica anos na natureza, além do descarte de plástico no mar, que prejudica a vida marinha.”

O grupo ESF é sediado na Faculdade de Engenharia da UFJF e conta com alunos de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo também de outras instituições.

Engenheiros Sem Fronteiras

O núcleo Juiz de Fora do Engenheiros Sem Fronteiras foi fundado em 2015 e contou, ao longo dos anos, com 71 voluntários estudantes de Engenharia da cidade. Atualmente, 36 membros são efetivos no apoio das atividades, que são organizadas por estudantes que utilizam o conhecimento técnico para desenvolver projetos. O objetivo é solucionar problemas da comunidade local por meio de projetos e ações sociais, formando uma rede de colaboração e desenvolvimento socioambiental.

Originalmente, a ideia surgiu com o movimento Ingénieurs Sans Frontières, nascido na França na década de 1980. Hoje, a organização Engineers Without Borders (EWB) está presente em mais de 60 países em busca de mudar realidades. Essa organização internacional tem apoio de grandes instituições como Google, Alcoa Foundation, Boeing e outras multinacionais.

Outras informações: Página do ESF no Facebook

Site do ESF