Chefe da Divisão Operacional do 3º Comando do Corpo de Bombeiros de MG, capitão Leonardo Corrêa Nunes, abordou desafios que profissionais de Arquitetura encontram para projetos de segurança em prédios tombados pelo Patrimônio Histórico (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

O galpão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta terça, 28, estudantes e profissionais para a palestra “Segurança contra incêndio em edificações que compõem o patrimônio cultural”. O evento, que integra a Semana da Arquitetura e Urbanismo da UFJF, foi ministrado pelo chefe da Divisão Operacional do 3º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, capitão Leonardo Corrêa Nunes.

A legislação contra incêndio e pânico e as instruções técnicas do Corpo de Bombeiros foram os principais temas tratados. Segundo o palestrante, o objetivo da Instrução Técnica nº 35 é justamente estabelecer as medidas de segurança contra incêndio e pânico, visando atender às condições mínimas aceitáveis para proteção das edificações protegidas pelo patrimônio cultural de Minas Gerais. “Falamos sobre o que os profissionais de Arquitetura vão encontrar para fazer com que uma edificação tombada pelo patrimônio histórico, de importância cultural, possa ser segura quanto ao combate ao incêndio e ao pânico.”

Ainda de acordo com o capitão, os edifícios tombados são antigos, enquanto a legislação brasileira de combate a incêndio é recente. “Então, muitas coisas encontradas neles não se enquadram na legislação, o que traz a necessidade de adaptações que precisam ser estudadas tanto pelos profissionais da construção civil, quanto pelo órgão de fiscalização, para que uma edificação que não tenha, idealmente, os meios preventivos atuais, seja minimamente segura para as pessoas que ali estejam e também para o acervo cultural”, explica.

A Semana da Arquitetura e Urbanismo, que acontece de 27 a 31 de maio, tem o objetivo de divulgar para os alunos as ações possíveis nos diversos ramos da profissão. A programação conta com filmes, mesas e convidados diversos, inclusive ex-alunos, que levam para o cenário acadêmico as experiências do mercado de trabalho. Os interessados não precisam fazer inscrição para a Semana, apenas para o Seminário de Resgate à Política Habitacional, que acontece no último dia. O evento é gratuito e aberto ao público. Estão sendo disponibilizadas 300 vagas para as palestras, que se dividem entre o galpão da Arquitetura e o anfiteatro do Edifício Engenheiro Itamar Franco, da Faculdade de Engenharia.

Outras informações
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo