Discussões abordam Plano Diretor de Juiz de Fora e demanda habitacional para famílias de baixa renda (Foto: Estela Loth/UFJF)

A política habitacional é uma das políticas setoriais que fazem parte do Plano Diretor da cidade. Ela visa trabalhar toda a demanda habitacional de uma maneira integral, pensando principalmente nas famílias de baixa renda. Com o objetivo de buscar políticas cada vez mais integrativas para o município, será realizado o Seminário “Resgate à Política Habitacional em Juiz de Fora”. O evento, que integra a Semana de Arquitetura e Urbanismo 2019, acontece no próximo dia 31, das 8h às 18h, no Auditório 1 do Edifício Itamar Franco, na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A participação é gratuita e aberta ao público e as 230 vagas serão preenchidas no dia, por ordem de chegada.

“Resgatar essa discussão é uma demanda da cidade”, ressalta uma das organizadoras do evento e membro do Conselho Municipal de Habitação (CMH), professora Letícia Zambrano. “Em 2009, com o início do programa Minha Casa Minha Vida, a discussão ficou estagnada, como se essa fosse a única ação possível. Mas a política envolve várias outras coisas e deve ser pensada em um modelo municipal, não federal, para que se adeque à cidade e às suas especificações.”

Visando trazer benefícios para Juiz de Fora através dos debates, o evento conta com a participação de alguns representantes de entidades importantes para a discussão regional, como a supervisora de Habitação da Prefeitura de Juiz de Fora e o presidente da Empresa Regional de Habitação (Emcasa) que ministram duas palestras. A programação tem ainda mesas de discussão e exposição de trabalhos de alunos abordando a temática “Habitação”.

“Através das discussões, os alunos entenderão a política habitacional de uma forma mais ampla, e serão pensadas maneiras de trabalhar melhorias na qualidade geral da cidade. O objetivo da política habitacional é um desenvolvimento que dá iguais condições de habitação a todos”, explica Letícia.

O Seminário é organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

www.ufjf.br/fau/
(32) 2102-3403/ 2102-3428 – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo