Roda de conversa sobre a saúde mental recebe cinco professores da universidade para abordar diferentes perspectivas (Foto: Pixabay)

Como parte integrante dos eventos pelo Dia da Luta Antimanicomial, lembrado no 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) organizou o evento “Direito às diversas gentes: de mãos dadas contracorrentes”. O evento é gratuito e acontece nesta quarta-feira, 29, das 9h às 12h, no auditório 2 do Centro de Ciências da UFJF.

A programação, voltada para estudantes, professores e profissionais da área de saúde, conta com uma roda de conversa sobre a saúde mental e recebe cinco professores da universidade para abordar diferentes temas sobre o assunto. O professor Telmo Ronzani,  que abordará o tema “Dimensões psicossociais do adoecimento mental”, destaca alguns pontos sobre o assunto. “Vamos tratar as bases do sofrimento mental. Precisamos entender o contexto, pensar em uma melhor forma de atenção e relacionar com determinantes sociais que nos fazem compreender de forma mais adequada”.

A terapeuta ocupacional e uma das organizadoras, Renata Costa, aponta  a importância dessa discussão na instituição. “É importante reafirmarmos a luta antimanicomial que acontece anualmente no mês de maio. Trazer a público o que é realizado na área, as modalidades de tratamento e a luta para manter os avanços conquistados. Além disso, é importante colocar em discussão as novas ideias propostas e analisar o que pode ser modificado com o objetivo de melhorar os tratamentos oferecidos, o que é necessário para manter e reafirmar o olhar crítico dos profissionais da área”.

Ronzani destaca a necessidade de se falar sobre o assunto e de promover reflexões. “Nós estamos em um momento de retrocesso na saúde mental no Brasil em que há uma concepção de que  tratar é conter a pessoa com transtorno mental, enquanto as experiências e as evidências mostram exatamente o contrário. Integrar essas pessoas na sociedade é mais eficiente e adequado”.

Outras informações: (32) 3217-9201 Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-HU)