Reunião contou com a presença do prefeito de Governador Valadares, André Merlo (Foto: Dante Rodrigues)

O interesse do município de Governador Valadares em efetuar a doação da Estação Olímpica à Universidade Federal de Juiz de Fora foi o principal tema debatido na 27º Reunião Ordinária do Conselho Gestor, realizada na manhã desta quarta-feira, 22, na Unipac. O encontro contou com a participação do prefeito de Governador Valadares, André Merlo; do Secretário Municipal da Fazenda, Jamir Calili e do Secretário Municipal de Saúde, Enes Cândido; que apresentaram aos conselheiros informações sobre o processo de doação, bem como sobre as características da área a ser doada.

As áreas sugeridas para a doação estão localizadas no bairro Parque Olímpico I e são divididas em duas partes. A primeira é utilizada pela Escola Municipal Otávio Soares e conta também com as dependências da Estação Olímpica, totalizando 59.259,92 m². Cabe destacar que a proposta feita pela prefeitura não contempla a área do prédio utilizada atualmente pela escola. A segunda parte consiste em uma praça e uma área verde com 30.915,01 m².

De acordo com Peterson Andrade, diretor-geral da UFJF-GV, o desenvolvimento pleno das áreas de saúde e educação dependem da convergência dos esforços interfederativos. Neste sentido, ressaltou a importância de uma articulação com o governo do Estado de Minas Gerais para a conclusão e ativação do Hospital Regional e da necessidade do apoio do município para a conquista de recursos para a consolidação e desenvolvimento do Campus em Governador Valadares.

Para o diretor-geral da UFJF-GV a presença do prefeito na reunião do Conselho Gestor indicou que a administração municipal está disposta a dialogar com a universidade em busca de alternativas para a consolidação do campus no município. “A busca por melhores condições de infraestrutura para o Campus está na agenda diária da Direção Geral e esta possível doação do parque olímpico representará a garantia de uma estrutura indispensável para o curso de educação física e outros cursos do campus. A presença do prefeito na reunião do conselho gestor foi um importante indicador de que o campus é importante para o município e região. Percebemos a atenção do município para as necessidades do campus e o compromisso de mantermos o diálogo para a superação das dificuldades. “

A proposta de doação que já tinha sido aceita pelo conselho do Instituto de Ciências da Vida (ICV) e pelo Departamento de Educação Física, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Gestor. Agora a proposta será encaminhada para deliberação no Conselho Superior da UFJF.

Ângelo Denadai, diretor do ICV, destacou que a área doada tem uma pista olímpica com padrões internacionais e um espaço importante para que a universidade possa constituir uma estrutura permanente. “A área possui uma pista olímpica de padrão internacional, de acordo com conversa que eu tive com professores da Educação Física. Receber uma estrutura como essa, onde nós possamos fincar nossa bandeira e garantir uma estruturação permanente é algo que nos traz uma segurança muito grande. ”

De acordo com o prefeito André Merlo, a proposta de doação é um sinal de que o município valoriza a presença da UFJF..”Vocês são importantes para GV não só pela geração de empregos, mas pelos cursos superiores que oferecem e pelo desenvolvimento econômico e social que proporcionam. A gente quer o mais rápido possível fazer esta doação para que a UFJF tenha mais um local próprio para desenvolver suas atividades.”

Para o Secretário da Fazenda Jamir Calili, a prefeitura demonstra que está disponível para auxiliar a UFJF. “Nós temos um compromisso de fazer a UFJF ser viável. O que podemos viabilizar são questões de infraestrutura e articulações políticas a partir das demandas verdadeiras da universidade.”

Além da deliberação sobre a doação da Estação Olímpica, os conselheiros apresentaram alguns informes e aprovaram as atas das 25ª e 26ª reuniões do Conselho Gestor.