Os candidatos que fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até esta quinta-feira, 23, para realizar o pagamento do boleto e efetivar a participação na prova. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) utiliza o exame, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para preencher parte das vagas destinadas a graduação. Os participantes podem pagar a taxa, no valor de R$ 85, em bancos, casa lotérica ou agência dos Correios. Aqueles que tiveram o direito à isenção já têm participação garantida no exame.

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro. Os estudantes respondem 180 questões, distribuídas em provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além das perguntas objetivas, os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que deve seguir as diretrizes de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelas provas, é para que os candidatos fiquem atentos para não perder o prazo de quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU). Para isso, é importante estar ciente em relação às regras de pagamento dos bancos, já que somente depois da compensação bancária o candidato terá a inscrição confirmada.

Outras informações: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)