Primeiro dia de evento foi realizado no Deck Bar (Foto: Maria Clara Leite)

Começou nesta segunda, 20, a primeira edição do Pint of Science Governador Valadares. Neste ano, o evento é realizado em 24 países; só no Brasil são 85 cidades participantes. O primeiro dia de atividades contou com a presença do professor da UFJF-GV, Hilton Manoel, que analisou o desenvolvimento local e as formas de empreendedorismo na região. Além dele, participam do Pint of Science outras dezenas de profissionais, como a professora Nara Carvalho, que debate nesta terça, e o docente Renato Coelho, que participa na quarta, último dia da ação.

O objetivo do evento é aproximar cientistas e a sociedade, promovendo diálogos sobre temas da ciência, mas de forma descontraída e de fácil acesso ao público, em locais inusitados e atrativos, como bares da cidade. Segundo o professor Hilton Manoel, a ideia é popularizar o conhecimento científico para a sociedade através de uma conexão em ambientes mais informais. “Queremos levar essa conversa sobre ciência, inovação e tecnologia a ambientes mais informais. Há indícios de que essa conexão nesses ambientes possa ser efetiva para a popularização científica”, explicou.

No debate dessa segunda, Hilton abordou a relação entre desenvolvimento local e inovação. Os participantes discutiram a realidade de Governador Valadares sobre as ideias de ciência, tecnologia e inovação, analisaram a atual situação da cidade e a integração entre universidade, empresas e governo, a chamada tripla hélice. “É uma forma de se pensar essa discussão teórica no nosso sistema local de inovação, de que forma com essa geração de empreendedorismo alcançamos um desenvolvimento local baseado em conhecimento”.

Programação vai até quarta-feira (Foto: Maria Clara Leite)

Nesta terça, 21, a partir das 20h30, acontece no Fabrika Bar o debate “Manda nudes? A liberdade de expressão nas redes sociais”, com participação da docente Nara Carvalho. Será a oportunidade de conhecer mais sobre temas como o Direito ao corpo, além dos Direitos e Garantias Fundamentais.

O Pint of Science segue até esta quarta, 22. Na programação, está a atividade “Você está rindo para mim ou de mim? Exageros da estética!”, que conta com fala do professor Renato Girelli Coelho a respeito da busca pela beleza e perfeição que está modificando os hábitos da Odontologia. O bate-papo também acontece no Fabrika Bar, a partir das 20h30.

A programação conta ainda com diálogos em mais bares da cidade, a partir das 19h30. O Pint of Science em Governador Valadares é uma realização da Univale, com apoio da UFJF-GV.

A programação completa está disponível neste link.