Evento também é voltado para a execução de projetos sustentáveis de atendimento às comunidades (Foto: Paula Pires e Samara Avelar)

Neste sábado, 18, acontece a primeira edição do Troca de Saberes, evento que, além de promover a disseminação de conhecimentos sobre o meio ambiente e a cultura escolar, também é dedicado a contribuir para a execução de projetos sustentáveis de atendimento às comunidades.

Troca de Saberes também sediou atividades lúdicas (Foto: Natália Miranda)

A programação foi sediada no anfiteatro do Colégio de Aplicação João XXIII e contou com a participação de representantes de comunidades quilombola e indígena, Colônia do Paiol e Araponga, respectivamente. A abertura foi composta pela organizadora Cátia Duarte e pela diretora do João XXIII, Eliete Verbena. Ambas agradeceram a participação das comunidades e destacaram a importância dessa troca de conhecimentos e vivências para a sociedade. “É importante destacar o apoio da Universidade à eventos que valorizam diferentes saberes, especialmente em um momento que nós vivemos de grande ataques de intolerância à diferentes grupos”, destaca Eliete.

Em seguida, aconteceu a apresentação do coral indígena de Arapongas com músicas típicas da cultura Guarani. “O nosso canto é para trazer nossas raízes. Então agradecemos a oportunidade de compartilhar o nosso conhecimento”, disse Marley Vera Tupã, representante do povo indígena.

As mesas de debates abordaram as temáticas de “Território e territorialidade”, “Meio Ambiente” e “Currículo Escolar”. O evento ainda abarcou uma feira de artesanatos produzidos pelas comunidades, pintura corporal e confecção de tranças africanas.

Para a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o evento significa o reconhecimento da importância do contato entre a Universidade e os diferentes grupos sociais que fazem parte da sociedade brasileira. “Por meio desse diálogo, nós respeitamos e reconhecemos a diversidade sociocultural das comunidades indígenas e quilombolas, trazendo para dentro do espaço universitário a convivência e a troca de saberes. Isso nos permite retornar o conhecimento para nossos currículos e ações, fazendo com que a Universidade se coloque, de fato, como mais um espaço de valorização da democracia no país”, conclui.

Segundo a professora Cátia Duarte, coordenadora do Troca de Saberes, o contato com outros conhecimentos nos permite ressignificar  momentos, nossa vida e nosso jeito de ser. “Esse contato vai permitir aos alunos e professores o contato com a diversidade.”

Outras Informações: (32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação João XXIII