O Pint of Science é o maior festival de divulgação científica do mundo (Foto: University of Leeds)

Trazer a ciência para uma mesa de bar: essa é a proposta do Pint of Science, o maior festival de divulgação científica mundial. Ao longo de três dias, pesquisadores de variadas áreas do conhecimento vão para bares da cidade para conversar,  de maneira informal, sobre temas relevantes e atuais para o grande público. O Brasil é o país recordista em participações, totalizando 85 cidades que sediam o festival.

Em sua segunda edição em Juiz de Fora, o Pint acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio (segunda, terça e quarta-feira, respectivamente), de 19h30 às 21h30, em três bares da cidade: Arteria, Na Garganta e Bar do Luiz. Para participar, não é necessário inscrição, pagamento ou reserva, sendo respeitada a lotação de cada estabelecimento. A programação completa está disponível online.

Em uma série de matérias especiais, o site da UFJF aborda os temas que serão debatidos ao longo do festival. Na matéria de hoje, o foco são os painéis do segundo dia do Pint: na terça-feira, dia 21,  os bares sediam pesquisadores especialistas em transgênicos, segurança pública e buracos negros.

Transgênicos: os seres do futuro
O Bar do Luiz continua sua programação no Pint com os pesquisadores Marcelo Santos e Marcos Vinícius Silva, vinculados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), respectivamente. Ambos guiarão uma conversa sobre tecnologias de edição de DNA, tanto em animais domésticos quanto em plantas, além de abordar mitos acerca do que são transgênicos.

“Vamos apresentar uma perspectiva sobre o que os transgênicos podem trazer de benefício para a sociedade. Essa frequente representação do transgênico como um monstro tem pouca relação com a realidade”, explica Santos. O painel “Transgênicos: os seres do futuro” começa às 19h30 e segue até às 21h30. O Bar do Luiz fica localizado na avenida Eugênio do Nascimento, 240, bairro Aeroporto.

Do que temos medo?
Enquanto isso, no segundo dia do Pint, os cientistas Paulo Fraga e Letícia Delgado estarão no bar Na Garganta constituindo o painel sobre segurança pública, intitulado “Do que temos medo?”, que acontece entre 19h30 às 21h30. Enquanto Letícia Delgado pesquisa administração institucional de conflitos – desenvolvendo seu doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF) com foco nas práticas judiciárias dos processos da Lei Maria da Penha –, Paulo Fraga é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFJF) e se dedica aos estudos sobre sociologia do crime e da violência.

“Serão discutidas as dificuldades e as tentativas da criação de políticas públicas de segurança”, resume Fraga. “Na minha fala, também abordarei nosso cenário atual, em que ainda vivemos com altos indicadores de criminalidade, e o autoritarismo que está presente nas instituições policiais desde sua origem.” O Na Garganta fica localizado na avenida Barão do Rio Branco, 267, bairro Manoel Honório.

O Universo numa casca de noz
Fechando as atividades da terça-feira, o bar Arteria sedia o painel “O Universo numa casca de noz”, que traz os pesquisadores Marc Casals e Gil de Oliveira Neto, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), respectivamente. Em sua fala, Casals aborda a ciência dos buracos negros, que entraram em evidência internacional após o registro da primeira imagem de um deles. Além de conversar sobre as descobertas recentes, o pesquisador também responde questionamentos sobre se, por exemplo, devemos temer a existência de buracos negros.

Já Oliveira Neto falará sobre o nascimento, evolução e morte do Universo. “Vamos apresentando suas diferentes fases – do ‘Big Bang’ à sua posterior evolução – e as evidências observacionais associadas a elas. Finalmente, falaremos sobre as diferentes possibilidades para o fim do Universo”, conta o professor Oliveira Neto. O painel acontece das 19h30 às 21h30; o Arteria fica localizado na rua Chanceler Oswaldo Aranha, 545, bairro São Mateus.

Veja a programação completa na página do Pint of Science Juiz de Fora