O Pint of Science, maior festival internacional de divulgação científica, leva cientistas para bares para conversar sobre temas variados (Foto: Freepik / Visualhunt)

Em um mundo de informações aceleradas e de constante desvalorização da ciência, ter a oportunidade de conversar com especialistas pode ajudar a responder muitas questões – e também criar outras. Para estabelecer esse diálogo e unir o útil ao agradável, o Pint of Science traz cientistas renomados para uma conversa nos bares de Juiz de Fora, debatendo temas atuais sem a formalidade acadêmica e com direito a chope e petiscos de acompanhamento.

O Pint é o maior festival de divulgação científica mundial e, este ano, acontece nos dias 20, 21 e 22 de maio (segunda, terça e quarta-feira, respectivamente), de 19h30 às 21h30, em três bares na cidade: Arteria, Na Garganta e Bar do Luiz. O Brasil é o país com o maior número de cidades participantes, totalizando 85 municípios.  

Dedicado a promover um bate-papo informal entre quem faz ciência e o grande público, o evento não demanda inscrição, pagamento ou reservas para participar: é só chegar a um dos bares que estão na programação do festival. A lotação de cada estabelecimento será respeitada. No primeiro dia do evento, os temas abordados são energias renováveis, desenvolvimento econômico e educação no ambiente escolar. Confira aqui a programação completa e, abaixo, conheça os responsáveis pelas conversas do primeiro dia do Pint em Juiz de Fora.

“No limite do desenvolvimento”
O Bar do Luiz inaugura sua participação no Pint com os pesquisadores Fernando Perobelli e Ricardo Freguglia, aproximando o conceito de desenvolvimento econômico do cotidiano das pessoas. “Quando você trafega por uma via totalmente esburacada, isso é sinal de baixo desenvolvimento econômico. Quando há pouco investimento em educação, isso é sinal de baixo desenvolvimento econômico”, explica Perobelli.

“No caso dos buracos nas ruas, isso vai causar acidentes e danos às pessoas e aos veículos, aumentar o custo dos seguros… No caso da educação, uma população menos educada é menos produtiva, menos acesso à tecnologia. Nesses dois casos, fica claro como o baixo desenvolvimento econômico afeta nossas vidas.”  O painel “No limite do desenvolvimento” começa às 19h30 e segue até às 21h30. O Bar do Luiz fica localizado na avenida Eugênio do Nascimento, 240, bairro Aeroporto.

“A revolução das energias renováveis”
Ainda no primeiro dia do evento, o bar Na Garganta recebe o painel “A revolução das energias renováveis”, com os cientistas André Marcato e Nathan Barros. “Nós estamos vendo grandes avanços tecnológicos nas áreas de geração de energia e robótica. Isso vai mudar muito a forma como nos relacionamos com esses assuntos”, explica Marcato.

“No campo da energia, temos a consolidação de fontes de energia renováveis (eólica, solar, entre outras), além do surgimento de equipamentos que nos permitem acompanhar mais precisamente o consumo dessa energia.  Já no campo da robótica, temos os drones com aplicações cada vez mais revolucionárias, como na agricultura, entrega de mercadorias, mapeamento automático. É um mundo de oportunidades na interseção dessas duas áreas.” O Na Garganta fica localizado na avenida Barão do Rio Branco, 267, bairro Manoel Honório.

“Escola: espaço político e de transformação social”
Completando a programação da segunda-feira, o painel “Escola: espaço político e de transformação social” leva os pesquisadores Fernando Penna e Fernando Tavares para o Arteria com o objetivo de discutir os desafios para a educação no Brasil, abordando os caminhos possíveis e seus impactos para a sociedade. “Nós vamos abordar a relação entre sociedade e educação, observando as experiências bem sucedidas de outros países”, conta Tavares.

“Nesses exemplos internacionais, vemos que produzir conhecimento, produzir pessoas qualificadas, produzir ‘produtividade’ é a chave tanto para o crescimento econômico, quanto para o desenvolvimento social. Menos violência, menos poluição, mais urbanidade, mais civilidade”, exemplifica o pesquisador. “Nessa conversa, vamos olhar tanto os desafios quanto as experiências de sucesso espalhadas pelo país.”  O Arteria fica localizado na rua Chanceler Oswaldo Aranha, 545, bairro São Mateus.