Com o objetivo de conscientizar a população sobre o uso de medicamentos, profissionais da área de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizam mutirão no PAM-Marechal nesta sexta-feira, dia 10, das 9h às 16h. A ação faz parte das atividades do Dia do Uso Racional de Medicamentos, lembrado no Brasil em 5 de maio –  data estipulada pelo Ministério da Saúde. A ação desta sexta-feira é uma parceria da Faculdade de Farmácia com a Prefeitura e o Conselho Regional de Farmácia (CRF).

A Campanha pelo uso racional de medicamentos 2019 acontece durante todo o mês de maio e busca desmistificar os “achismos” populares sobre medicamentos e terapias farmacêuticas. No ano passado aproximadamente 300 pessoas participaram do evento em Juiz de Fora.

Cerca de 20 profissionais, entre farmacêuticos residentes, professores e estudantes de graduação em Farmácia da UFJF, farão orientações e realizarão, de forma gratuita, serviços  como: aferição de pressão arterial e glicemia. O público também contará com o atendimento individual em um mini consultório que será montado no local, onde serão respondidas dúvidas específicas.

“Os medicamentos são os produtos químicos que mais causam acidentes de intoxicação no Brasil.  Ao utilizar um medicamento sem a informação, orientação ou uma supervisão adequada, a população está correndo um grande risco de ter um efeito negativo no seu uso ao invés de ter um efeito positivo em relação a cura da doença ou da redução dos sintomas de alguma patologia. Por isso é importante esse diálogo, para alertar sobre a importância de sempre consultar um profissional de saúde antes de utilizar um medicamento, seguir as orientações e não fazer uso de medicamento sem prescrição médica” explica o diretor da Farmácia Universitária, Marcelo Silvério.

Confira a campanha do CRF

Outras informações: (32) 2102-3803 (Faculdade de Farmácia-UFJF)