Práticas integrativas, como ioga, constelação familiar e Reich serão apresentadas a mães ou cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sábado, dia 11, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em parceria com o Grupo de Apoio a Profissionais e Pais de Pessoas com Autismo (Gappa), as atividades contarão com apresentações de terapeutas sobre suas técnicas de trabalho. O evento gratuito acontece no gramado da Reitoria, no campus, das 9h às 12h, e não necessita de inscrição prévia.

De acordo com a coordenadora do Gappa, Ariene Pereira, essa é a primeira vez que o grupo promove uma atividade inteiramente voltada às práticas integrativas para as cuidadoras de pessoas com autismo. “Trabalhamos com mais de 200 mães e observamos a dificuldade de muitas em lidar com as situações que se acumulam. A maioria precisa parar de trabalhar, porque vive em função dos filhos, fica depressiva e ansiosa. O uso de medicação também é frequente, o que causa dependência de alguns remédios tarja preta.”

Durante o encontro, os terapeutas promoverão uma aula prática de cada uma das formas de trabalho. Ariene ressalta a importância de atividades integrativas para o bem-estar, tanto de pessoas com autismo, quanto das cuidadoras. “Realizamos muitos eventos para conscientização e apoio a cultura e lazer. Os exercícios feitos neste sábado, no campus, podem ser praticados em casa também. Eles envolvem o corpo e a mente e ajudam em questões como respiração e postura.”

O professor do Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina da UFJF, Márcio Alves, destaca a relevância do movimento de reivindicação dos direitos de pessoas com autismo na saúde, educação e na inserção social como um todo. “O autismo não é uma doença, mas muitos são tratados como dentes. Em 80% dos casos, a condição é devido ao meio, à alimentação da mãe durante a gestação, questões familiares, entre outros fatores. É preciso garantir terapias diárias de desenvolvimento a partir do princípio de inclusão.”

O evento é uma parceria entre o Gappa e o projeto de extensão Rede de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Autismo, da Medicina da UFJF.

Outras informações: (32) 2102-3842 (Departamento de Saúde Coletiva, da Faculdade de Medicina da UFJF)