Pesquisadora Letícia Perani convida estudantes do ensino médio e fundamental a desenvolverem personagens para games (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Você já pensou em criar um personagem de um jogo? É essa oportunidade que a professora do Instituto de de Artes e Design (IAD), Letícia Perani, fornece para alunos de ensino médio e fundamental por meio do projeto “A Ciência que Fazemos”. O intuito é aproximar estudantes da região dos pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), demonstrando que a ciência é mais acessível e está em mais aspectos do que o imaginado.

Alunos da E. E. Sebastião Patrus de Sousa participam regularmente do projeto (Foto: Rodrigo Milanni)

Em sua visita à Escola Estadual Sebastião Patrus de Sousa, nesta quinta-feira, 9, Letícia Perani conversou diretamente com os alunos sobre sua trajetória científica e apresentou seu objeto principal de pesquisa: os games. Segundo a pesquisadora, são três os principais elementos que constituem um jogo: a mecânica, a narrativa e a estética. Após explicá-los para os estudantes, Letícia convidou todos a desenvolverem – seja em forma de desenho, seja por meio da escrita – um personagem para um game.

Surpresa para os estudantes
O encontro desta quinta-feira foi também o retorno da professora Letícia Perani que, seis meses antes, em novembro de 2018, apresentou-se na mesma escola. Na ocasião anterior, ela fez o mesmo pedido, para que alunos desenhassem ou descrevessem, em uma folha de papel, um personagem de um jogo. Prometeu, então, que voltaria com uma surpresa.

Na palestra de ontem, Letícia cumpriu sua promessa e levou os desenhos criados pelos alunos – eles, no entanto, foram apresentados de uma forma diferente. Os bolsistas de seu projeto que a pesquisadora desenvolve na UFJF, inserido no Grupo de Educação Tutorial (GET) do IAD, desenvolveram os personagens de acordo com o Concept Art, ou seja, transportaram os desenhos dos estudantes da escola para traços característicos do mundo dos games. “Quando eu vi a execução do meu desenho eu pensei ‘poxa, ficou bom demais!’. Eu gostei muito!”, compartilhou o aluno Eduardo Maia Junior.

“As pessoas se unem através da criatividade – eu fico até emocionada”, afirma Letícia Perani (Foto: Rodrigo Milanni)

O projeto
Após visitar as escolas e conversar com os estudantes, Letícia Perani retorna para a UFJF e apresenta os desenhos para os participantes da oficina de Concept Art do GET-IAD que, por sua vez, escolhem as ilustrações que serão adaptadas artisticamente. A bolsista do GET, Gabrielle Lacerda, ajudou a desenvolver os personagens criados pelos alunos. “É um trabalho muito gratificante, porque são pequenas atitudes assim que despertam o amor pelas artes nas crianças. É, também, uma questão de dar uma nova perspectiva: pegar a visão do outro, juntar com a sua e elaborar algo novo.”

A professora Letícia Perani falou sobre seu carinho pelo projeto. “As pessoas se unem através da criatividade – eu fico até emocionada”, afirma. “É uma alegria muito grande poder voltar e mostrar o resultado do nosso trabalho. O que os alunos aqui da escola fazem serve de inspiração para nós no IAD.”

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2018, foi feita uma exposição no Centro de Ciências da UFJF com os desenhos dos alunos da Escola Estadual Duque de Caxias, pareados com as ilustrações desenvolvidas pelos estudantes do IAD. A programação deve se repetir este ano, na mesma época. A SNCT 2019 está marcada para acontecer entre os dias 21 a 27 de outubro.