Várias atividades lúdicas são utilizadas para ensinar crianças sobre a importância dos cuidadas com a saúde. (Foto: Pauline Leite)

Qual a melhor maneira de ensinar crianças sobre a importância dos cuidados com a saúde? Um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) tem a resposta: brincando. Cerca de 200 alunos de duas escolas públicas do distrito de Xonin de Cima, com idades entre quatro e dez anos, são beneficiados pela iniciativa, que tem o objetivo de promover a educação relacionada a doenças infecto-parasitárias.

A ideia de realizar a atividade, segundo a coordenadora Pauline Leite, surgiu após um projeto de pesquisa que avaliava a prevalência de doenças parasitárias, desenvolvido nos distritos de Xonin de Cima e Xonin de Baixo, entre 2015 e 2017. Na ocasião, a docente da UFJF-GV percebeu que muitas pessoas, a maioria crianças, “não tinham conhecimento sobre o assunto” e por isso decidiu promover um trabalho educativo.

Além da docente, 11 alunos dos cursos de Farmácia e Medicina do campus integram a equipe do projeto. Eles participaram, na última sexta-feira, 26, de uma atividade desenvolvida na escola estadual Marçal Ciríaco da Silva e na municipal Dom Bosco, ambas em Xonin de Cima. Por meio de brincadeiras e de uma apresentação teatral, os estudantes das duas instituições aprenderam sobre os hábitos de higiene.

Uma peça teatral abordou os cuidados com a higiene. (Foto: Pauline Leite)

As ações do projeto “Educação continuada em saúde: ações de prevenção, promoção e controle das doenças infecto-parasitárias em distritos rurais e endêmicos do município de Governador Valadares, Minas Gerais” continuam até o final de agosto deste ano. As duas escolas do distrito vão receber mais atividades lúdicas sobre temas como dengue, zika, chikungunya, parasitoses intestinais e animas peçonhentos.