Especialistas reúnem técnicas para quem tem dificuldades em se concentrar nos estudos (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Data limite para seleção de bolsistas e voluntários dos projetos aprovados é 3 de maio (Foto: Géssica Leine/UFJF)

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta quarta-feira, 24, o resultado da seleção de Projetos de Acompanhamento Acadêmico. A data limite para seleção de bolsistas e voluntários dos projetos aprovados, bem como para o encaminhamento de processos à Coordenação dos Programas de Graduação, é 3 de maio.

Conforme edital, as secretarias das unidades acadêmicas devem abrir um processo no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) para cada projeto aprovado e, em seguida, encaminhá-los à Coordenação, juntamente com toda documentação referente ao processo seletivo. Os formulários necessários encontram-se disponíveis neste link.

Políticas de permanência
Os projetos foram selecionados por uma comissão constituída pela Prograd e avaliados priorizando aqueles cujos componentes curriculares apresentam baixo desempenho dos estudantes, com altos índices de retenção e evasão, e que contemplem planos de ações que possibilitem ações pedagógicas que visem à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o objetivo é atender as demandas dos estudantes no âmbito acadêmico, com o intuito de diminuir a evasão e o trancamento de disciplinas, seguindo as políticas de acompanhamento acadêmico adotadas pela UFJF e democratizando a permanência dos estudantes no ensino superior.

“É importante destacar que, nos últimos anos, houve um avanço significativo nas políticas de democratização do acesso nas universidades federais, a partir da garantia de no mínimo 50% das vagas destinadas à grupos específicos. A partir disso, observamos que esses grupos demandam atenção especial para sua permanência, seja no campo acadêmico, financeiro ou, até mesmo, psicológico. Neste sentido, buscamos com esse programa institucionalizar o acompanhamento acadêmico e garantir a democratização que foi conquistada no acesso, agora, na permanência”.

O projeto
O Projeto de Acompanhamento Acadêmico é caracterizado por estratégias de ensino e de aprendizagem em regime cooperativo, no qual, estudantes que desejam e/ou necessitam de assistência adicional em uma disciplina são auxiliados por monitores de acompanhamento acadêmico. As atividades didático-pedagógicas são exercidas por monitores – estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação – em colaboração com professores.

Outras informações
(32) 2102-3787 Pró-reitoria de Graduação (Prograd)