O cinema baiano, suas histórias e importância, é tema da próxima edição do projeto Cinema em Foco, que acontece na quarta-feira, dia 24, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para contar essa trajetória, a palestrante convidada é a pesquisadora Izabel de Fátima Cruz Melo.

Autora do livro “Cinema é mais que filme: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978)”, Izabel falará da relevante história do cinema baiano e sua contribuição para sétima arte no Brasil, que passa por projetos como Clube de Cinema da Bahia, dos anos 60 e 70, cujo fundador é Walter da Silveira; pelo Grupo Experimental de Cinema; e pela Jornada Internacional de Cinema da Bahia, fundada por Guido Araújo. A entrada é franca.

Izabel Cruz Melo é autora do livro “Cinema é mais que filme: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978) (Foto: Divulgação)

A pesquisadora
Izabel de Fátima Cruz Melo é doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP); mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (Ufba); especialista em História da Bahia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs); professora na Universidade Estadual da Bahia(Uneb); pesquisadora da filmografia baiana, pelo Grupo “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”; e autora do livro “Cinema é mais que filme: uma história das Jornadas de Cinema da Bahia (1972-1978)”.

Cinema em Foco
Cinema em Foco é um projeto do Grupo de Pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual dos professores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD) da UFJF.  A iniciativa é voltada para a exibição de filmes brasileiros e debates com realizadores, pesquisadores e técnicos em cinema e audiovisual, sempre a partir de um tema específico da área.

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro.  

Outras informações: (32) 3229-9070 (Mamm-UFJF)