Filme será exibido às 19h, com entrada franca (Foto: Divulgação)

Um drama de ficção apresentado na linguagem de documentário é a proposta do filme “Verão em Rildas”, de Daniel Caetano, atração do projeto Cinema em Foco, nesta quarta-feira, 26, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm). A entrada é franca e a noite conta com a presença do diretor para discutir com o público sobre seu trabalho e os desafios da produção cinematográfica no Brasil.

“Verão em Rildas” conta a história de um grupo de estudantes universitários, moradores da região litorânea do Rio de Janeiro, que decide produzir um festival de artes em sua cidade. Após a realização, imagens do evento repercutem na internet, gerando um alvoroço que escapa ao controle dos jovens.

A ficção é baseada em fatos reais, passados em maio de 2014, quando uma performance foi realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), gerando polêmica a partir da ação conhecida como “Xerek Satânik”. Fotos e vídeos da performance viralizaram nas mídias sociais sem os devidos esclarecimentos, levando à falsa notícia de rituais satânicos dentro do campus da universidade.

O diretor
Daniel Caetano tem formação em Cinema e pós-graduação em Literatura. Como crítico cinematográfico foi colaborador de revistas especializadas como Filme, Cultura, Contracampo e Revista Cinética, entre 1999 e 2013. É professor da UFF no campus de Rio das Ostras (RJ), onde se passa “Verão em Rildas”. Foi produtor e co-diretor de dois longas coletivos: “Conceição – autor bom é autor morto” (2007) e “Rio em Chamas” (2014), além de ter dirigido vários curtas e documentários. Em setembro de 2017 foi eleito presidente da Associação Brasileira de Cineastas (Abraci-RJ)

Cinema em Foco
Cinema em Foco é um projeto do grupo de pesquisa CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual e dos professores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD). A iniciativa é voltada para a exibição de filmes brasileiros e debates com realizadores, pesquisadores e técnicos em cinema e audiovisual, sempre a partir de um tema específico da área.

3229-9070 – Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm)