Em 2016, a Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reorientou suas atividades para o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio de um convênio entre a UFJF, a Faculdade de Farmácia e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que levou à reestruturação física e de seus processos. Nesta terça-feira, 16, esse modelo completa três anos.

Nessa nova modalidade de atendimento ao SUS, a Farmácia Universitária realiza mensalmente, em média, 1.250 atendimentos de dispensação de medicamentos aos usuários da área de abrangência do bairro São Pedro e atendidos na UPA do bairro. A Farmácia ainda disponibiliza atendimentos farmacêuticos individualizados e agendados que, em 2018, chegaram às médias de 30 consultas e 50 procedimentos por mês.

Segundo a coordenadora da Farmácia Universitária, Alessandra Esther de Mendonça, o serviço oferecido pela Farmácia Universitária tem um diferencial. “Durante o atendimento na Farmácia, o usuário passa pelo acolhimento na recepção e é direcionado à área de dispensação, onde é recebido por acadêmicos de Farmácia, estagiários ou bolsistas, sob supervisão dos residentes em Farmácia e dos farmacêuticos servidores da UFJF. Os medicamentos dispensados são aqueles disponíveis na Atenção Primária à Saúde pelo SUS.”

As consultas farmacêuticas ocorrem sob demanda, por triagem e encaminhamento realizados no próprio serviço de dispensação ou nos serviços integrantes da rede SUS, mas também é possível realizar agendamentos por demanda espontânea da população da área de abrangência. “Os pacientes são atendidos por residentes, farmacêuticos e professores. Dentre os benefícios do acompanhamento estão melhoria dos resultados terapêuticos, correta adesão aos tratamentos, incentivo ao autocuidado e geração de informações relevantes para a evolução clínica dos pacientes”, explica Alessandra.

Para o diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, a Farmácia Universitária cumpre seu papel de cenário de prática para a formação acadêmica voltada para as reais necessidades de saúde da população. “São ações de saúde coletiva para promoção da integração ensino-serviço-comunidade, campanhas educativas para a população em geral e para a comunidade acadêmica, projetos de pesquisa, de extensão e de treinamento profissional com o foco no desenvolvimento do SUS e na melhoria da qualidade de vida da população.”