Livros arrecadados vão ajudar a estimular a imaginação de crianças de dois a seis anos. (Foto: Sebastião Junior)

Nos livros, toda história infantil tem um final feliz. É esse mesmo desfecho que uma iniciativa do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) pretende dar para a vida de 72 alunos da Escola Municipal Dom Bosco, localizada em Xonin de Cima, distrito de Governador Valadares. A partir desta segunda-feira, 15, o programa de extensão “Primeira Infância: Transformando Vidas em Saúde, Educação e Lazer” começa a receber doações de livros indicados para crianças de dois a seis anos de idade. A campanha vai até o dia 17 do próximo mês.

O objetivo da ação é incentivar a leitura nesse período decisivo da infância, como explica a professora do Departamento de Ciências Contábeis da UFJF-GV e coordenadora do projeto, Schirley Policário. “Sabemos que a leitura na fase de dois a seis anos é extremamente importante, pois proporcionará à criança viver o mundo imaginário e aguçará a sua criatividade, imaginação e o gosto pela leitura”. Por isso, segundo a docente, a ideia é envolver na “ciranda de leitura”, além da escola, os responsáveis pela criança. “Percebemos que o excesso de atividades do dia tem deixado pouco tempo para que os pais ou responsáveis tenham tempo com suas crianças. Este momento será importante para criar uma rotina de diversão em família”, afirma.

Em outra ação, o programa de extensão inaugurou uma brinquedoteca no mesmo distrito. (Foto: divulgação)

Esta não é a primeira vez que Xonin de Cima é beneficiado por uma ação do programa. Em outubro do ano passado, uma brinquedoteca foi inaugurada na Escola Municipal Florinda Cândida de Souza. O distrito foi escolhido para as atividades, de acordo com Policário, por ser uma região carente e que precisa de estímulo da sociedade. “Acreditamos que com este projeto direcionaremos a cultura através do universo enorme dos livros, envolvendo assim os profissionais, os responsáveis e, fundamentalmente, as crianças, que são nosso maior foco”, diz a coordenadora.

O programa tem o apoio da Secretaria de Educação de Governador Valadares, da Creche Dom Bosco e da Livraria Leitura.

Confira abaixo os locais de arrecadação dos livros:
Faculdade Pitágoras – sala 300
Unipac – sala 106
Livraria Leitura – GV Shopping