Voluntários durante a inauguração da brinquedoteca (Foto: Divulgação)

Atividades lúdicas e de lazer marcaram a inauguração da “Brinquedoteca Encantada” da Escola Municipal Florinda Cândida de Souza, realizada no último dia 6 de outubro, no distrito de Chonin de Cima. O novo espaço é resultado do trabalho realizado desde o mês de março de 2018 pelo programa de extensão “Primeira Infância: Transformando vidas com saúde, educação e lazer”, coordenado pela professora Schirley Policário, do Departamento de Ciências Contábeis do campus Governador Valadares da UFJF-GV, em parceria com voluntários da Atlética de Direito da UFJF-GV, do Grupo Mixidão e do 2º Oficio de Registro de Imóveis de Governador Valadares.

Os voluntários doaram grande parte do material utilizado para a pintura, bem como realizaram um mutirão para reformar o espaço e os brinquedos do parquinho. “Foram várias idas a creche para executar os serviços. Docentes, discentes e voluntários colocaram a mão na massa”, afirmou Shirley Policário.

Schirley Policário é coordenadora do Programa de Extensão (Foto: Divulgação)

A brinquedoteca vai atender a 72 crianças com idade entre 2 e 6 anos. “O brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. A ideia é trabalhar para que essa sementinha seja multiplicadora, temos já alguns pedidos de alunos para estendermos o mesmo programa aos bairros e cidades circunvizinhas de Governador Valadares”, ressaltou Policário.

Shirley destaca ainda que o programa de extensão “Primeira Infância: Transformando vidas com saúde, educação e lazer” conta com integrantes de diversos departamentos ligados ao Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas e ao Instituto de Ciências da Vida, o que possibilita o desenvolvimento de atividades multidisciplinares. “É importante salientar que a inauguração da brinquedoteca é somente uma das fases do programa de extensão. Temos várias ações como: saúde bucal e nutricional, atividades lúdicas, incentivos a leitura; cursos de geração de renda, entre outras”.

São colaboradores do Programa de Extensão as seguintes docentes: Raquel Berger (Ciências Contábeis); Nádia Carvalho e Margarida Oliveira (Administração); Silvana Nogueira e Liege Dornellas (Educação Física); Angélica Cotta Carneiro, Nilcemar Rodrigues Cruz e Pollyanna Cardoso Pires (Nutrição); e Taís de Souza Barbosa (Odontologia).