Áquila Rodrigues foi orientada pela professora Cibele Velloso (Foto: Dante Rodrigues)

O campus Governador Valadares Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou na última sexta-feira, 12, mais uma banca de defesa do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM). A dissertação de Áquila Rodrigues Costa Santos foi aprovada após apresentar um projeto que avaliou e comparou os efeitos do estresse em ratos obesos sob dieta hiperlipídica e ratos não obesos.

Orientado pela professora Cibele Velloso Rodrigues, o trabalho verificou alterações em parâmetros fisiológicos como frequência cardíaca e temperatura do corpo do animal. “Este trabalho contribui com a literatura ao demonstrar que a obesidade junto ao estresse pode provocar várias patologias. O estudo foi feito em rato, mas é um modelo de estudo que pode futuramente ser visto também em humano”, afirmou Cibele.

Os experimentos foram realizados durante os últimos dois anos no laboratório de hipertensão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e no laboratório de fisiologia cardiovascular da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). “Eu sou de Governador Valadares e posso dizer que se não existisse a UFJF-GV não seria possível ter feito este trabalho. Por mais que eu tenha utilizado laboratórios de outras universidades, foi a partir daqui que eu tive esse apoio”, destacou Áquila.

A banca da defesa foi composta pelos professores Daniel Campos Villela, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Renato Nery Soriano, da UFJF; e Luiz Gonzaga da Silva Junior, da UFJF.

Título do trabalho: “Avaliação fisiológica, comportamental e de expressão gênica do receptor Gabaa no hipotálamo dorsomedial em resposta ao estresse em ratos obesos”
Pesquisadora: Áquila Rodrigues Costa Santos
Orientadora: Cibele Velloso Rodrigues
Membros da banca: Daniel Campos Villela, Renato Nery Soriano e  Luiz Gonzaga da Silva Junior