Palestras abordaram as quatro principais áreas de estudo da fisioterapia cardiorrespiratória. (Foto: Maria Clara Leite)

Apesar dos benefícios proporcionados aos pacientes com doenças pulmonares e vasculares crônicas, a fisioterapia cardiorrespiratória ainda é pouco conhecida. A fim de divulgar esta especialidade, foi realizado em Governador Valadares, na última sexta-feira, 12, e no sábado, 13, o sexto congresso mineiro da associação dedicada à área no Brasil, a Assobrafir. Organizado pelo Departamento de Fisioterapia do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), foi a primeira vez que uma edição do evento aconteceu na cidade.

O destaque da programação foi a palestra da professora Maria da Glória Rodrigues Machado. (Foto: divulgação)

Ao longo de dois dias, a programação reuniu nove palestrantes das quatro principais áreas de estudo e pesquisa da especialidade: fisioterapia respiratória no adulto, fisioterapia cardiorrespiratória pediátrica e em neonatologia, fisioterapia em terapia intensiva adulto e fisioterapia cardiovascular. O destaque foi a professora Maria da Glória Rodrigues Machado. Com mais de 40 anos de experiência na área, a docente é autora de livro usado em praticamente todos os cursos de graduação em Fisioterapia do país.

Além de palestras, o congresso contou com a apresentação de trabalhos de pesquisa na área cardiorrespiratória desenvolvidos em Minas Gerais. Os estudantes do oitavo período de Fisioterapia da UFJF-GV, Hugo Henrique de Oliveira e Laura Bianca Dorasio da Silva conquistaram o primeiro lugar na categoria pôster.

Da esquerda para a direita: os estudantes da UFJF-GV premiados no congresso, Hugo Oliveira e Laura Silva, e o professor Cristino Oliveira. (Foto: divulgação)

Para o professor do Departamento de Fisioterapia do campus e um dos organizadores do evento, Cristino Carneiro Oliveira, a principal contribuição da atividade foi a troca de experiências. “Todas as escolas de fisioterapia se uniram e os profissionais dos diferentes serviços dos principais hospitais da região tiveram um momento de compartilhar, no mesmo local, estudos com inovação que estão sendo conduzidos aqui e o melhor que a gente tem para oferecer à saúde da população”, afirmou.

Profissionais da área de fisioterapia e estudantes participaram do congresso. (Foto: Maria Clara Leite)

Além de Oliveira, as professoras Vanessa Cardoso e Silva e Laura Alves Cabral, a técnica administrativa, Lívia Fabiana Saço – todas do Departamento de Fisioterapia – e mais 12 estudantes participaram da organização do congresso, juntamente com a regional da Assobrafir em Minas Gerais.

A intenção agora é promover mais eventos do gênero no campus, como reuniões científicas e jornadas, com o objetivo de fortalecer o contato entre todos os profissionais ligados à fisioterapia cardiorrespiratória.

Você sabia?
O Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV possui um grupo de pesquisa dedicado ao desenvolvimento de projetos relacionados à avaliação e intervenção nas áreas de fisioterapia cardiorrespiratória, cardiovascular, neonatologia e pediatria e desenvolvimento humano.

Criado em janeiro de 2016, o Núcleo de Estudos em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Desenvolvimento Humano é composto por docentes, fisioterapeutas, técnicos administrativos e estudantes da graduação e do mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico Funcional do campus.