Carolina Fernanda é integrante do NIME e mestranda de Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-funcional pela UFJF (Foto: Sebastião Jr.)

O Núcleo de Investigação Músculo-Esquelética (NIME) do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) está procurando voluntárias de 18 a 45 anos que sintam dores no pescoço há pelo menos três meses e que não tenham feito cirurgia na coluna. As mulheres selecionadas participarão de um estudo sobre a técnica de fisioterapia chamada Diafribólise Percutânea, conhecida como técnica do Gancho.

A pesquisa é realizada por Carolina Fernanda Almeida dos Anjos, mestranda do curso de Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-funcional pela UFJF. A pesquisadora é orientada pelo professor Alexandre Wesley Carvalho Barbosa, do Departamento de Fisioterapia da UFJF-GV. Segundo Carolina, a técnica do Gancho consiste na utilização de um gancho metálico aplicado em forma de massagem, na região do corpo dolorida. “Buscamos com isto estudar como esta técnica atua na região do pescoço e o que podemos esperar em termos de melhorias, tanto do ponto de mudança no padrão da dor, quanto no ponto de vista funcional, relativo às atividades do dia a dia que podem estar prejudicadas pela própria dor”.

De acordo com a pesquisadora, há inúmeras causas para a dor no pescoço.  “As causas podem estar relacionadas a fatores genéticos, ao estilo de vida, incluindo sedentarismo, tabagismo, stress ou altas cargas de trabalho.  É uma dor comum não só em nossa população, como em todo o mundo. Tanto que chega a representar uma parcela de gastos significativos, quando consideramos os custos com a saúde”.

As interessadas em participar podem se inscrever através dos telefones (33) 99144.4703 ou (32) 98492.9137.  Após as inscrições, as voluntárias passarão por uma triagem, durante o mês de abril, na Clínica-Escola de Fisioterapia da UFJF-GV. A triagem avaliará se o quadro apresentado é compatível com aquele buscado pela pesquisa.