São oferecidas 40 vagas para pessoas com deficiência da comunidade interna (Imagem: Diário da Inclusão Social)

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe inscrições para participação no “Grupo Focal – discussão sobre acessibilidade na Faculdade de Direito”.  Ao todo, são ofertadas 40 vagas. O público-alvo da iniciativa são alunos, técnico-administrativos em educação, professores e terceirizados da UFJF, em especial aqueles com alguma deficiência..

A atividade será realizada na próxima quinta-feira, 11, em dois horários, das 13h às 14h e das 18h às 19h, na sala 7 da Faculdade de Direito, no campus de Juiz de Fora.  Os interessados devem realizar inscrição neste link.

“A ideia é reunirmos pessoas da comunidade interna da UFJF com deficiência, para fazermos um levantamento das demandas e compreendermos como é a vida delas no campus com relação à acessibilidade física. Seria muito importante que pessoas com alguma dificuldade de locomoção pudessem participar”, explica a professora da Faculdade de Educação e coordenadora do NAI, Katiuscia Vargas Antunes.

Katiuscia acrescenta que eventos semelhantes serão realizados em outras unidades da instituição. “Estamos começando ali pela área que integra o Direito, a antiga Faculdade de Comunicação, a Faculdade de Serviço Social, porque essa foi a demanda que o NAI recebeu. Porém, o objetivo é que façamos este tipo de atividade em outros espaços também”, acrescenta Katiuscia.

Parcerias visando à inclusão

A iniciativa é desenvolvida em parceria entre o NAI,  o Grupo de Estudos sobre o Indivíduo Idoso (ID) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), e as pró-reitorias de Extensão e de Graduação.

O professor da FAU e coordenador do Grupo ID, Emmanuel Sá Resende Pedroso, ressalta que o grupo focal será o primeiro trabalho de campo do ‘Projeto de Treinamento Profissional Acessibilidade na UFJF’, iniciado em maio do ano passado. “Estamos construindo, em parceria com o NAI, uma base de informações, com vistas à obtenção de espaços mais acessíveis na Universidade. A proposta educacional das Universidades Federais é pautada na inclusão social e na efetivação do sentimento de pertencimento e cidadania. Neste processo, a promoção da acessibilidade no ambiente construído é essencial.”

Saiba mais:

Faculdade de Arquitetura desenvolve projeto sobre acessibilidade na UFJF

Outras informações: nucleo.nai@ufjf.edu.br