Professor Emmanuel Sá Resende Pedroso coordena o projeto Acessibilidade na UFJF (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Integrantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo trabalham na conclusão da primeira etapa do “Projeto de Treinamento Profissional Acessibilidade na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)”. A iniciativa, sob coordenação do professor Emmanuel Sá Resende Pedroso, tem como objetivo analisar a acessibilidade no campus sede da UFJF e contribuir com diretrizes e parâmetros para futuras intervenções arquitetônicas.

“Estamos, desde maio deste ano, construindo uma base de informações, com vistas à obtenção de espaços mais acessíveis na Universidade. A primeira etapa será concluída até fevereiro. Devido à alta demanda existente, será pleiteada a continuidade do projeto”, explica Pedroso.

De acordo com o docente, a atividade envolve quatro estudantes de graduação e já tem um importante desdobramento: uma parceria institucional. “O Grupo de Estudos sobre o Indivíduo Idoso (ID), núcleo de pesquisa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, onde o projeto de treinamento profissional é desenvolvido, está estabelecendo parceria com a Pró-Reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) e com o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). Forneceremos assessoramento técnico em acessibilidade a projetos elaborados pela Proinfra.”

Na etapa atual, os trabalhos e estudos têm como foco dois espaços principais. “A Faculdade de Direito e o Restaurante Universitário localizado no campus. A proposta educacional das Universidades Federais é pautada na inclusão social e na efetivação do sentimento de pertencimento e cidadania. Neste processo, a promoção da acessibilidade no ambiente construído é essencial”, salienta Pedroso.

Durante o desenvolvimento do projeto, estão previstos momentos de contato direto com a comunidade acadêmica, a fim de identificar e detalhar demandas. “Logo, a participação de todos nas reuniões que serão convocadas é de extrema importância. A partir do envolvimento de alunos, professores, Taes e da comunidade nesse processo, teremos maiores chances de promover, de fato, a acessibilidade na Universidade”, acrescenta.

Inclusão

O professor ressalta que a iniciativa, “além de permitir o aprofundamento dos discentes junto ao conceito de acessibilidade, imprescindível à atuação profissional do arquiteto e urbanista, consiste em uma oportunidade de contribuição direta para a inclusão de todos na UFJF: alunos, professores, técnico-administrativos em educação e comunidade.”

No Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFJF, Pedroso atua diretamente com o tema acessibilidade em disciplinas obrigatórias e eletivas, tais como “O indivíduo e o espaço” e “Acessibilidade no ambiente construído”.

Outras informações: Grupo de Estudos sobre o Indivíduo Idoso (ID)