Estudantes lotaram sala para o lançamento do livro. (Foto: Gabriella Ramos)

Estudantes e professores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) prestigiaram, nesta sexta, 5, o lançamento do livro “O diálogo dos excluídos: a mediação social informativa como instrumento de ampliação do acesso à justiça pela via dos direitos no Brasil”, da docente do Departamento de Direito, Nathane Fernandes da Silva. A obra é resultado dos estudos produzidos durante a tese de doutorado da autora.

Palestras abordaram mediação e Poder Judiciário. (Foto: Gabriella Ramos)

Nathane é mestre e doutora pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Em sua fala, ela explicou o motivo de ter escolhido lançar sua obra na UFJF-GV, onde atua como docente desde 2014. “É gratificante ver essa sala lotada de estudantes. Me deixa muito feliz ver o comprometimento que vocês têm com a universidade e a formação de vocês. Vejo que aqui na UFJF-GV, o papel da universidade é valorizado: vocês valorizam as aulas, participam de eventos e se interessam pelas atividades acadêmicas. Isso me deixa muito orgulhosa, feliz, e por isso, decidi lançar o livro aqui”.

Ainda segundo a autora, a obra traz conclusões advindas de suas pesquisas de doutorado, sobre o tema da mediação. “Trabalho com mediação, principalmente em comunidades carentes, desde 2007. Muitos anos de pesquisa depois, cheguei a conclusões na minha tese, e acho que elas são válidas para refletirmos. Quero que vocês analisem, que continuem pesquisando e escrevendo sobre a mediação, um tema que precisa de discussões contínuas”.

Prof. Daniel Capecchi abordou a centralização do Poder Judiciário. (Foto: Gabriella Ramos)

O evento de lançamento contou, também, com palestra do professor Daniel Capecchi, que abordou a judicialização do pensamento, uma análise sobre como o Poder Judiciário se tornou ‘o centro da vida intelectual do Direito’, os desafios e consequências das mudanças observadas nos últimos anos. Capecchi foi professor da UFJF-GV entre os anos de 2016 e 2018, e destacou a alegria em estar de volta à cidade para participar da atividade. “Estou muito satisfeito de estar aqui para esse lançamento; a Nathane é uma intelectual de altíssimo nível, uma docente muito gabaritada”.

A obra

Obra da autora Nathane Fernandes da Silva. (Foto: Ivan Bretas)

A autora explica que a obra busca propor uma metodologia de mediação voltada às necessidades da população brasileira, especialmente no que tange à carência de efetividade de direitos e de espaços de participação para a abordagem de conflitos junto a setores marginalizados.

“A partir de um conceito ampliado de acessibilidade, que compreende a efetividade de direitos e a participação na conformação do próprio direito, buscou-se evidenciar a carência desse acesso no Brasil, bem como demonstrar que o Poder Judiciário não tem conseguido ser instrumento para sua plena realização, designadamente para populações marginalizadas”, abordou Nathane.

O livro, então, busca elucidar como a mediação pode se tornar uma possibilidade de política pública destinada à minimização da exclusão social e da negação de cidadania, “desde que seja trabalhada em cenários não judiciários e que tenha sua metodologia reformulada, para que considere as peculiaridades da sociedade brasileira, dentre as quais se destaca a falta de acesso à informação e ao conhecimento.