Evento é voltado para professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, além de estudantes de Pedagogia, pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação (Foto: UFJF)

As ciências exatas também são áreas de pensamento crítico e estão em constante atualização. Essa é a visão dos organizadores do Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais (Cimai), evento gratuito que visa a criar um espaço de compartilhamento de experiências e reflexões dos processos de ensino e aprendizagem de ciências e matemática. O Cimai acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, na Faculdade de Educação (Faced) e Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A quarta edição do Encontro tem como foco professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental; estudantes de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior (IES); pesquisadores e acadêmicos de pós-graduação. As inscrições são feitas gratuitamente até o dia 25 de maio, com o limite de 400 participantes.

O Cimai também está disponível para submissão de trabalhos até o próximo dia 25. Serão aceitos professores e graduandos de cursos de licenciatura ou em pedagogia. Os docentes e discentes podem discorrer em três modalidades, submetendo os trabalhos para a avaliação seguindo os modelos indicados para cada uma: Comunicação Científica, Oficina e Relato de Experiência.

As apresentações serão por meio de rodas de conversa e sem a utilização de projetor de imagens, mas há a possibilidade de expor materiais produzidos pelos autores ou por seus alunos. Segundo o cronograma de datas importantes, a divulgação dos trabalhos aprovados vai ocorrer até o dia 20 de maio.

Muito além da “decoreba”

Iniciado em 2016 como decorrência ao projeto “Práticas docentes em ciências e matemática de professores dos anos iniciais em início de carreira” financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pela Pró-reitoria de Extensão da UFJF, o Cimai surgiu pela iniciativa de professores participantes das discussões realizadas semanalmente pelo projeto e é promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (Grepem) e também pelo grupo Co(m)textos, ambos da Faced.

Segundo o coordenador do Grepem e organizador do Cimai, Reginaldo Carneiro, o ensino matemático e científico passa por mudanças em suas práticas, sendo fundamental seguir as tendências atuais de ensino em sala de aula para combater o receio comum entre os estudantes com as disciplinas. “A atualização dos métodos de ensino é importante para que os professores mostrem para os alunos a beleza dessas ciências e mostrem que elas não precisam só da memorização do conteúdo. Quando eu era estudante, a gente aprendia a matemática e a ciência decorando, então a ideia é que as disciplinas não sejam mais ensinadas dessa forma. Até mesmo nas ciências exatas, é preciso que a pessoa tenha pensamento crítico na aprendizagem e no ensino dos conteúdos”, analisa.

No compartilhamento das experiências dos profissionais e desses métodos atualizados de ensino, há pluralidade nas participações. Na última edição, realizada em 2018, um total de 300 pessoas participaram do evento, contando com profissionais e acadêmicos advindos de cidades da região da Zona da Mata de Minas Gerais e também de outros estados como Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo Carneiro, o intercâmbio de vivências complementa na formação e no amadurecimento dos participantes do encontro. “A gente entende que a troca de ideias de diferentes pessoas faz com que todos os participantes se desenvolvam profissionalmente em diferentes perspectivas. Ter visões e histórias de vida diferentes contribui para que todos aprendam coisas novas e se desenvolvam também.”

Outras informações: encontrocimai@gmail.com (Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais – Cimai)