Como estão sendo ministrados conteúdos de Ciências e Matemática no ensino  básico? Existem formas inovadoras ou indicativos de melhora nas práticas de ensino? São questionamentos como estes que o III Encontro de Práticas em Ciências e Matemática nos anos iniciais (Cimai) pretende discutir. O evento acontece nos dias 22 e 23 de junho, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Segundo o professor e membro da comissão organizadora Guilherme Trópia, o evento tem a proposta de compartilhar processos de ensinar e aprender ciências e matemática desenvolvidos por professores dos anos iniciais em suas aulas. “Buscamos promover a troca de experiências de exploração, compreensão e problematização do mundo natural e social a partir dos conhecimentos escolares em ciências e matemática entre professores de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, além de estudantes de Pedagogia de Institutos Superiores.”

Oficinas, rodas de conversa e mesas

O evento tem início na sexta-feira, 22, às 9h, com uma visita ao Centro de Ciências da UFJF e contará com a mesas de abertura “Que educação os anos iniciais tem a ensinar às ciências e à matemática?”, com a presença das professoras Marise Basso Amaral, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Deniele Pereira Batista, do Colégio de Aplicação João XXIII. Após a abertura, serão realizadas oficinas e um “Café com prosa” com continuidade no segundo dia do evento.

Também serão apresentados, em rodas de conversa, relatos de experiências sobre educação em Ciências e Matemática realizados por professores ou graduandos de licenciaturas e Pedagogia previamente inscritos no evento.

O encerramento, no sábado, 23, acontece com a mesa “Educação em ciências e matemática: práticas e políticas públicas” que contará com a presença das professoras Viviane Cristina Almada de Oliveira, da Universidade Federal de São João Del-Rei e Mariana Lima Vilela, da UFF.

As inscrições vão até o dia 22, pelo Siga, e têm o valor de R$ 30 com pagamento via depósito bancário ou transferência.

Outras informações: http://www.ufjf.br/cimai/