Solicitações devem ser feitas até esta terça, 2, nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) abriu, nesta segunda-feira, 1º, as inscrições para o ingresso de refugiados políticos na Instituição. As solicitações são realizadas presencialmente na Central de Atendimento (CAT) dos dois campi – Juiz de Fora e Governador Valadares – até essa terça, 2.

Para solicitar ingresso, os estrangeiros devem estar munidos do Formulário Próprio de Inscrição preenchido e de cópias dos seguintes documentos: comprovação atual do Comitê Nacional de Refugiados (Conare) da condição de refugiado político; carteira atualizada de refugiado/residente; e documento hábil de comprovação de escolaridade ou, caso não tenha posse de tal documento, atestado da condição de ingresso do Conare. Outros documentos podem ser solicitados posteriormente pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Os atestados de comprovação de escolaridade devem estar traduzidos, com a verificação das traduções cabendo à Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFJF. Durante a semana, a Central de Atendimento funciona das 8h às 20h.

Após a realização das inscrições, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), responsável por protocolar os pedidos, verificará a disponibilidade de vagas com as coordenações de cada curso pretendido, de maneira independente às vagas ociosas.

Cada coordenação é responsável pelas avaliações de entrevista pessoal e provas de conhecimentos de língua portuguesa e conhecimentos específicos dos pretendentes, mesmo que o número de vagas seja maior que o número de candidatos. Para ser considerado apto, o candidato deve obter ao menos 50% de aproveitamento em cada avaliação, com o conhecimento da língua portuguesa sendo critério de desempate na classificação final.

O ingresso de refugiados é regido pelas resoluções 17/2003, do Conselho Superior da UFJF e 5/2004, do Conselho Setorial de Graduação da UFJF. O processo acontece em datas definidas previamente no calendário acadêmico.

(32) 2102-3911 ou faleconosco@ufjf.edu.br (Central de Atendimento – UFJF)