Após exibição do documentário houve uma roda de conversa (Foto: Ivan Bretas)

A manhã da última quinta-feira foi repleta de atividades culturais no campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Através do CineAcadêmico e do Vamos Ler!, amantes do cinema e da literatura tiveram a oportunidade de conhecer obras que tratam de temas sensíveis e atuais, que despertam a reflexão sobre o comportamento humano diante dos inúmeros desafios que a vida impõe.

O CineAcadêmico exibiu o documentário “As mil mulheres”. A obra de Rita Toledo propõe uma discussão sobre o ativismo a partir da expressão criativa das mulheres. Após a sessão, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema. De acordo com Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV, a atividade propiciou um debate sobre as diferentes manifestações do movimento feminista.  Já Lucas Nápoli, psicólogo da UFJF-GV e mediador da roda de conversa, destacou a importância de que o feminismo seja discutido através da arte para que “algumas transformações, ainda que pequenas, possam acontecer a partir desta discussão”.

A partir de 2019, o setor de Apoio Estudantil se juntou ao setor de Comunicação, Cultura e Eventos e ao Departamento de Medicina da UFJF-GV na organização do CineAcadêmico.

“Mamãe ficou dodói”

Sara e o livro escrito em sua homenagem (Foto: Dante Rodrigues)

Após a sessão de cinema, a comunidade acadêmica acompanhou o lançamento do livro “Mamãe ficou dodói”, de Fabiana Temponi, cujo enredo é inspirado em uma experiência pessoal da autora que, em 2016, foi diagnosticada com um câncer de mama, e, desde então, enfrenta a doença tendo como companheira para todas as horas a filha Sara, hoje com seis anos. “A gente precisa pegar o que é ruim e transformar em coisas boas. Como eu gosto de escrever e a Sara gosta de ler, eu resolvi escrever esta história para a minha filha”.

Após enviar o texto para uma amiga, Temponi foi surpreendida por um convite de uma editora que decidiu publicar o material. “Era uma história que eu escrevi para a Sara, mas agora, se Deus quiser, vai ser um livro que vai ajudar várias pessoas”, destacou Temponi.

Para a produtora cultural Flávia Carvalho, o lançamento do livro dentro do projeto Vamos Ler! “foi um grande presente, uma vez que a obra traz uma questão que é comum à realidade de nossos estudantes da área de saúde – como dialogar com crianças e familiares sobre o tratamento de doenças?”, destacou.

Lançamento do livro de Fabiana Temponi (Foto: Dante Rodrigues)

Parte da renda obtida com a venda da obra é destinada para a Acolhevida – instituição de Governador Valadares que trata de pacientes com problemas renais e oncológicos.

O lançamento do livro “Mamãe ficou dodói” foi a primeira roda de conversa proposta pelo projeto Vamos Ler!, que já acontece há dois anos no campus, através da inserção de textos literários nos ônibus e outros espaços da universidade.