Professora da Faculdade de Comunicação, Márcia Falabella, é uma das homenageadas, ao lado da professora do Colégio João XIII, Lucilene Holtz, da ex-reitora Margarida Salomão e das ex-alunas Raquel Barbosa e Fabrícia Arcanjo (Foto: Stess Panissi/Letícia Abdalla)

“No Brasil, como em Juiz de Fora, a representação feminina ainda é pouca. É preciso vencer muitos obstáculos para se atrever a disputar um lugar que a sociedade ainda pensa que é dos homens por direito.” A frase é de Lucilene Hotz Bronzato, professora do Colégio de Aplicação João XXIII e do mestrado em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ela é uma das 15 homenageadas com o troféu “Mulher Cidadã”, premiação entregue pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) às mulheres que prestaram serviços relevantes à cidade dentro de suas áreas de atuação. Além de Lucilene, a UFJF também estará representada pela professora da Faculdade de Comunicação (Facom), Márcia Cristina Vieira Falabella. A cerimônia de entrega do prêmio acontece nesta sexta-feira, 29, às 19h30, no Teatro Paschoal Carlos Magno.

Civilidade
Para a professora Lucilene Hotz, que realizou uma campanha de prevenção do suicídio no colégio João XXIII, a premiação significa um reconhecimento do trabalho realizado. “Eu me sinto surpresa e grata. Surpresa porque não dimensionei o alcance de uma campanha feita de modo ‘caseiro’ no Colégio. A minha gratidão é pelo reconhecimento do trabalho feito pelos alunos e por mim, o que mostra que a sociedade assume o tema suicídio como necessário e imprescindível”, diz.

“A relevância do prêmio para as mulheres é reafirmar a importância do trabalho de cada uma na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária. A atual conjuntura é para as mulheres um momento crítico de retrocesso. Assim, esse prêmio serve para reafirmar que as mulheres são valorosas, necessárias e competentes. Para a cidade esse prêmio representa um ar de civilidade, pois só as sociedades civilizadas reconhecem o trabalho de homens e mulheres com igualdade”.

Cultura
Com 33 anos de trabalhos no teatro, a professora da Faculdade de Comunicação (Facom/UFJF), Márcia Falabella, destaca a importância da premiação para o contexto da cidade e das mulheres. “É um reconhecimento para um trabalho realizado pelas pessoas daqui. Um reconhecimento de quem fica em Juiz de Fora e alavanca as iniciativas locais. Trata-se de um prêmio que marca as ações que as mulheres estão realizando na cidade, em que é preciso cada vez mais contemplar quem está trabalhando em torno disso. É uma vida inteira se dedicando à cidade e muitas vezes não existe esse espaço de reconhecimento”.

Márcia ressalta ainda que a premiação é uma forma de homenagem a uma área que muitas vezes não é devidamente creditada. “Eu me sinto totalmente homenageada com o prêmio, ainda mais do lado de tantas pessoas reconhecidas. Estar ao lado destas pessoas torna o prêmio ainda mais importante. Eu me sinto muito feliz de estar sendo homenageada na área de cultura, que é muito difícil de trabalhar, ainda mais em um momento de crise, em que o setor fica muito à beira. É muito positivo um reconhecimento desse”.

Ex-alunas
A UFJF contará ainda com algumas ex-alunas entre as homenageadas. Raquel Gomes Barbosa receberá o troféu no campo da Justiça, e Fabrícia do Valle Arcanjo, no campo da música. Para Fabrícia, graduada em Letras, a homenagem é uma recompensa ao trabalho e dedicação à área. “Sinto-me muito honrada e certa de que o “tempo é compositor de destinos, tambor de todos os ritmos”, como diria Caetano Veloso em ‘Oração ao Tempo’. Tive o prazer de ser agraciada no ano de 2012, na categoria música, com a banda Matilda, trabalho realizado ao lado  de Amanda Martins (flauta transversa), Bia Nascimento (violão) e Juliana Stanzani (voz). Mas o troféu deste ano de 2019 tem um gostinho especial, soa como um dos pontos de culminância de todos os esforços profissionais e pessoais, e reconhecimento de todas as pessoas que acreditam no trabalho que venho desenvolvendo ao longo dos anos, comprovando que todo suor e dedicação tem valido a pena”.

Ex-reitora
Além das professoras e ex-alunas, também receberá o troféu a ex-reitora e professora emérita da UFJF, deputada federal Maria Margarida Martins Salomão.

Confira a lista completa com os nomes das homenageadas.

O teatro Paschoal Carlos Magno fica na Rua Gilberto de Alencar s/n, no Centro.

Outras informações
(32) 3690-8552 – Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora