O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta quinta-feira, 28, conferência gratuita de abertura do semestre com o tema “Os legados da ditadura na Constituição de 1988”, do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Daniel Aarão Reis. O evento ocorre às 19h30, no Anfiteatro 3 do Instituto de Ciências Humanas (ICH).

O professor e coordenador do programa, Fernando Perlatto, trata a ditadura civil-militar como um tema de importante discussão, às vésperas de se completarem 55 anos de seu início, em 1964. Perlatto ressalta o “esquecimento geral” brasileiro com relação ao período ditatorial, o qual, segundo o pesquisador, acontece como consequência à falta de políticas de memória que alcancem o público não-acadêmico. “Ao contrário de outros países que passaram por experiências traumáticas de regimes ditatoriais e autoritários, não tivemos, no Brasil, políticas de memória orientadas no sentido de discutir o tema da ditadura. Se por um lado tivemos anistias a tantos que executaram a repressão em nome do Estado, por outro, não tivemos nos governos posteriores iniciativas de memórias nesse sentido. Apesar de existirem algumas ações importantes, como a Comissão Nacional da Verdade, elas não chegaram até o debate público.”

Segundo o coordenador, a aula magna terá seu tema novamente colocado em pauta durante o período letivo por meio de pesquisas de docentes e discentes do programa. Para Perlatto, os debates sobre passagens históricas formadoras da sociedade brasileira são necessários, sendo fundamental contar com acadêmicos como o Daniel Reis, conferencista do evento. “O pesquisador, além de ter tido uma experiência histórica concreta, participando para a luta armada durante a ditadura e sendo exilado, ele se consolida como um dos grandes historiadores a repensar a forma de se compreender a ditadura no Brasil, pensando também o papel dos civis durante a ditadura. A importância do professor para o evento também advém da relevância dele nessa temática.”

Com graduação e mestrado em História realizada na Université Paris Diderot, na França, Daniel Reis tem doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da UFF desde 1981, o docente tem como uma de suas linhas de pesquisa a história da cultura política nacional-estatista no Brasil de 1937 aos dias atuais. Além da experiência acadêmica, Reis foi integrante do movimento opositor à ditadura, sendo exilado durante o período.

O evento é gratuito e aberto ao público externo.

Outros eventos

As palestras e aulas magnas também marcam o início de período em outros programas, faculdades e institutos da UFJF. A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) recebe nesta quinta-feira, 28, o professor Vinícius Netto, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a arquiteta da divisão de desenvolvimento de projetos da UFF, Camila da Cunha Duque, para aula inaugural que ocorre às 14h no Galpão da FAU. Com a temática “A segregação em redes”, o evento busca discutir quais os impactos da realidade contemporânea do big data (análise e interpretação de grandes volumes de dados) nas cidades e de que forma isso impacta as decisões individuais e interações que criam a vida coletiva.

Para o diretor da FAU, José Gustavo Abdalla, este fenômeno é um novo desafio para os planejadores de cidade, por isso é imprescindível que os futuros profissionais o compreendam. “O arquiteto e urbanista do século 21 não pode ignorar a existência deste conjunto de informações no qual vai se deparar no mercado. Isso já é uma realidade. Precisamos, então, nos preparar para interpretar esse novo instrumento de trabalho.”

O PPG em Letras: Estudos Literários promove uma mesa redonda sobre música e política também na próxima quinta-feira, 28, no Auditório da Faculdade de Letras. As discussões contam com a mediação do professor Fernando Fiorese, em mesa que será composta pela professora Sylvia Helena, da Universidade de Brasília (UnB); pelo professor Wlisses James de Farias Silva, da Universidade Federal do Acre (UFAC); e também pelo professor Alexandre Graça Faria, da UFJF.

No Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL), o ano letivo será iniciado com uma palestra sobre vestuário e etiqueta de luto no século XIX. O evento gratuito tem participação da pós-doutoranda do Instituto de Artes e Design (IAD), Juliana Schmitt, e ocorre às 16h do dia 2 de abril no Auditório do IAD.

No dia 5 de abril, uma aula magna sobre da Pós-Graduação em Serviço Social vai tratar do tema “A pesquisa na pós-graduação: desafios ao serviço social”. A aula será ministrada pela professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Ana Elizabete Mota. O evento ocorre no Auditório da Faculdade de Serviço Social, às 18h30.

Outras informações:
Página da conferência no Facebook
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)
Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários
Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL)
Programa de Pós-Graduação em Serviço Social