Atividade realizada na quarta edição do Imposto de Renda Solidário

Todo início de ano é a mesma coisa: recolher comprovantes, organizar receitas e despesas, e, por fim, enviar a declaração do Imposto de Renda. Visando orientar os contribuintes e descomplicar o trabalho na hora de preencher os dados no sistema da Receita Federal, a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares (UFJF-GV) promove a 5ª edição do Imposto de Renda Solidário. Além do tradicional plantão para auxiliar na declaração, neste ano acontece também um curso intensivo para preenchimento do documento; as atividades são abertas a toda a comunidade valadarense.

O Imposto de Renda Solidário será dividido em duas etapas: o plantão de atendimento, entre os dias 29 de março e 24 de abril; e o curso de preenchimento da declaração, no dia 3 de abril. Segundo a equipe organizadora do evento, as atividades têm por objetivo orientar sobre a legislação e o sistema de apuração do Imposto de Renda Pessoa Física, bem como o correto preenchimento da declaração, pelos fatos tributários acontecidos no exercício. A iniciativa visa, também, incentivar os participantes na busca constante pelo autoconhecimento, apurando assim o valor justo do Imposto.

O curso
As orientações serão ministradas pelas docentes Schirley Policário e Raquel Berger, do Departamento de Ciências Contábeis, nos laboratórios 203 e 204 do Pitágoras, das 13h às 17h. Serão abordados temas como a obrigatoriedade de entregar a declaração, as penalidades em caso de não cumprimento das normas, as diferentes formas de declarar o imposto, bem como rendimentos tributáveis, isentos, e despesas dedutíveis. Clique aqui e confira o cronograma de conteúdos do curso.

Campanha completa seu quinto ano, arrecadando fraldas para instituições da cidade. Na foto, parte da arrecadação em edição passada.

Para participar do curso, é necessário se inscrever na secretaria do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, na sala 300 do Pitágoras. A inscrição será efetivada mediante a doação de um pacote de fraldas geriátricas, que serão posteriormente doadas a instituição filantrópica de Governador Valadares.  Toda a comunidade valadarense está convidada. Participe!

Plantão
Haverá plantão de atendimentos para orientar os contribuintes na declaração do Imposto de Renda. O plantão acontecerá nos laboratórios 203 e 204 do Pitágoras, das 8h às 17h, de acordo com a disponibilidade de participantes e docentes. Vale lembrar que, em 2019, o prazo para envio dos dados acaba no dia 30 de abril.