Apresentação do Grupo Solas na recepção aos calouros (Foto: Dante Rodrigues)

O respeitável público formado por estudantes e servidores do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) foi surpreendido no último evento de recepção aos calouros que tradicionalmente é realizado no início dos semestres letivos.

O palco utilizado para a apresentação da instituição aos novos discentes foi tomado pelo universo lúdico criado por artistas circenses do Grupo Solas durante exibição que emocionou e descontraiu uma plateia ansiosa que acabara de ter o primeiro contato com o ensino superior. “Ficamos felizes em poder recepcionar os novos alunos por meio de demonstrações artísticas e culturais, mostrando que a universidade é um lugar de oportunidades e escolhas que definirão a vida e o futuro de cada um”, destacou John Leno Castro, professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFJF-GV.

Professor John interpretando o palhaço Cafuzo (Foto: Ivan Bretas)

John é um dos 18 integrantes do Grupo Solas. Também conhecido como palhaço Cafuzo, ele percebeu no circo a oportunidade de se divertir, praticar atividades físicas e transmitir mensagens positivas. “A arte circense combina aspectos muito importantes para mim. Por um lado, esse tipo de atividade funciona como um hobby, onde eu posso me divertir e, ao mesmo tempo, fazer uma atividade física. Por outro lado, também a vejo como uma vocação, isto é, um chamado que tenho para levar a mensagem bíblica de amor, fé e esperança para crianças e adultos”. Interpretando o palhaço Cafuzo, John combina os seguintes elementos em suas apresentações circenses: esquetes de palhaço, monociclo, perna de pau, malabares de claves, mágicas, malabares de fogo e pirofagia.

O grupo circense foi criado em 2015, pelo graduando de Ciências Econômicas, Gabriel Barros Bragança, que, ao chegar em Governador Valadares para cursar o ensino superior, apresentou aos colegas da Primeira Igreja Batista do município a ideia de criar um grupo de circo cristão. O apoio foi instantâneo e, desde então, o Solas arranca sorrisos por onde passa.

O Grupo Solas é formado por voluntários e todo o custeio das apresentações e manutenção das atividades advém de recursos próprios e doações. Anualmente, a equipe realiza um processo seletivo.

Alguns dos integrantes do Grupo Solas (Foto: Ivan Bretas)

Dentre os 18 integrantes do elenco, oito são vinculados à UFJF-GV: Gabriel Barros Bragança (Graduando de Ciências Econômicas), Israel Moreira de Souza (Graduando de Direito), Andrísia Letícia Pandini Siqueira (Graduanda de Direito), John Leno Castro dos Santos (Professor do Departamento de Ciências Econômicas), Maressa Laet Lanna (Graduanda de Fisioterapia), Larissa Rocha Magalhães Alves (Graduanda de Medicina), Larissa de Freitas Livramento (Graduanda de Nutrição) e Gabrielle Santos Carvalho (Graduanda de Odontologia).

Apresentação na Praça dos Pioneiros 

Na próxima quinta-feira, 28 de março, o Grupo Solas fará a apresentação do espetáculo “O Criador”, na Praça dos Pioneiros.

A história se passa nos dias atuais. Questionado pela sobrinha sobre como o mundo surgiu, um escritor e artista circense aposentado decide contar a história de um jeito diferente. Brincando com o lúdico e o imaginário, o espetáculo levará os espectadores à uma imersão dentro do universo do circo, por meio de mágicas, malabares, acrobacias, lira, trapézio e um enredo que questionará o conflito da humanidade com a criação do mundo.  A apresentação será às 20h e é gratuita!