Poemas de autoras estão expostos em ônibus do campus. (Foto: Flávia Carvalho)

Rachel de Queiroz, Cecília Meireles, J.K. Rowling e Clarice Lispector. Estas são provavelmente as únicas autoras que li até hoje. Assim como eu, é provável que você que está lendo este texto também não tenha alguma obra feminina como livro de cabeceira. Mas por que lemos poucas mulheres? Para a bibliotecária do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Aline Costa, o principal motivo é a falta de espaço para a publicação e difusão.

Pensando nisso, o Vamos Ler! de março quer incentivar a comunidade acadêmica a consumir mais produções do gênero. O projeto é uma iniciativa conjunta entre o setor de Comunicação, Cultura e Eventos e a Biblioteca do campus.

Segundo Costa, “atualmente a mulher tem atingido novos espaços e se inserido mais em todos os campos, inclusive o da literatura”, por isso a ação é uma forma de forma de chamar a atenção para as suas diferentes representações no mundo contemporâneo.

A partir desta segunda-feira, 25, quem utilizar os ônibus da UFJF-GV poderá apreciar uma série de textos de autoras nacionais e internacionais, todos indicados por leitoras do campus. A exposição faz parte da programação do Mês de Atividades pelo Dia Internacional das Mulheres promovido pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), que acontece em Juiz de Fora e em Governador Valadares.

Fabiana Tempone conversa sobre seu livro, Mamãe ficou dodói. (Foto: Divulgação)

E nesta quinta-feira, 28, o Vamos Ler! promove a primeira roda de conversa do projeto. A convidada é Fabiana Tempone, autora de “Mamãe ficou dodói”. A obra explora o processo de tratamento do câncer pelo olhar de uma criança. O enredo é inspirado na experiência pessoal da escritora, que em 2016 foi diagnosticada com a doença e teve que viver todas as fases em busca da cura ao lado da filha, à época com quatro anos de idade. O encontro acontece às 10h, na sala B-101 da Faculdade Pitágoras. A atividade é gratuita e não é necessária inscrição para participar. Haverá emissão de certificado. Uma parte da renda obtida com a venda do livro será destinada para a Acolhevida – instituição de Governador Valadares que trata de pacientes com problemas renais e oncológicos.