Professores assinam termo de cooperação técnica. (Foto: divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) firmou, na última semana, termo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A parceria prevê a doação de peças anatômicas da UFMG para a UFJF-GV. Participaram da assinatura o professor de Anatomia do campus GV, Kennedy Martinez, o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai, e o superintendente da Faculdade de Medicina da UFMG, Maurílio da Silva Elias.

“As peças doadas vão sanar nossa carência de material. Elas são fundamentais para todos os cursos da área da Saúde da UFJF-GV, para que os estudantes vejam as estruturas anatômicas e as relacionem com suas atividades acadêmicas”, comentou Kennedy. O professor comemorou também a quantidade de materiais recebidos, que representa mais do que o dobro do atual acervo do campus.

Além das práticas da graduação, as peças serão essenciais para outras atividades realizadas na UFJF-GV: “O material será utilizado nos programas de Treinamento Profissional da Extensão, além das atividades de dissecação, aprendizagem e pesquisa. Será útil, também, para a produção de artigos e materiais a serem apresentados em congressos de demais eventos”, declarou.

Ainda segundo Kennedy, as primeiras tratativas do termo foram realizadas junto ao professor Humberto José Alves, diretor do curso de Medicina da UFMG. “Entramos em contato com o professor Humberto, que ficou sensibilizado pela nossa situação e dificuldades de obtenção do material, e então viabilizou a doação”. A previsão é de que as peças sejam recebidas na próxima semana.

“Estamos organizando a logística do envio, mas já está garantido o recebimento. Há uma visita da UFJF-GV à UFMG programada para os próximos dias, na qual vamos discutir a contrapartida do termo de cooperação”, explicou.