O sorriso estampado no rosto de Ruth Ferreira, 18, é prova de sua felicidade em participar da gincana. (Foto: Sebastião Junior)

O sorriso de Ruth Ferreira, 18, tinha um motivo: a estudante sabia que estava ajudando a mudar a vida de centenas de crianças. A aluna do primeiro período de Farmácia era um dos calouros que se reuniram na quadra do Restaurante Universitário (RU) na última quinta-feira, 21, para o encerramento da 10ª Gincana Solidária do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

Equipe 1 participando da prova do quiz. (Foto: Maria Clara Leite)

A competição – realizada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) e Diretórios Acadêmicos (DAs) em parceria com o setor de Comunicação, Cultura e Eventos – foi lançada em 11 de março, durante a Recepção aos Calouros, quando os integrantes das duas equipes começaram a percorrer a cidade de Governador Valadares em busca de doações. Na última quarta-feira, 20, aconteceram os jogos, com provas de queimada, pique bandeira, corrida de saco e quiz, finalizando na última quinta-feira com o cabo de guerra, apresentação artística e a tão esperada contagem dos produtos arrecadados. Cada uma dessas atividades contava pontos para as equipes.

Ação que faz a diferença

A décima edição da Gincana Solidária arrecadou mais de uma tonelada de alimentos.(Foto: Maria Clara Leite)

Em meio aos alimentos e outros produtos que começavam a chegar ao RU, Ruth, apesar de esperançosa de que sua equipe vencesse a disputa – o que acabou acontecendo – sabia de cor a principal lição deixada pela gincana. “Integra os alunos, mas também fortalece muito o nosso lado social. ‘Vamos ser solidários!’ foi a primeira coisa que a gente escutou dos veteranos, da faculdade, e isso me tocou bastante. Na verdade, a sociedade é vencedora, porque o que a gente fez aqui não foi por nós, não foi pela medalha, foi pela sociedade”, enfatizou a estudante.

A representante da Creche Teresa de Calcutá carrega parte das doações. (Foto: Sebastião Junior)

E quem também tinha bons motivos para sorrir eram as representantes da Creche Teresa de Calcutá e da Cidade dos Meninos, que dividiram mais de mil quilos de alimentos e 9.408 produtos de limpeza arrecadados pelas duas equipes. O montante é suficiente para abastecer as duas instituições por cerca de três meses.

Apresentações culturais também fizeram parte do encerramento da gincana. (Foto: Maria Clara Leite)

Segundo a funcionária da creche, a ajuda veio em boa hora, pois como ainda está no início do ano, a instituição não está devidamente abastecida. “Nós estamos precisando de alimentos porque está tendo pouca coisa para as crianças. Você não sabe a gratificação que a gente fica”, afirmou Genezilda Augusta Gomes. Ela explicou ainda que sempre que as doações chegam à Teresa de Calcutá (todos os anos a Gincana Solidária destina parte das arrecadações para a instituição), as cerca de 250 crianças atendidas ficam “satisfeitas e alegres” com os produtos.

Segundo a coordenadora da Cidade dos Meninos, as doações são fundamentais para o funcionamento da instituição. (Foto: Sebastião Junior)

Já para a coordenadora da Cidade dos Meninos, iniciativas como a gincana são fundamentais para manter a entidade em funcionamento. “Se não fossem as doações da comunidade, no aspecto da alimentação, da limpeza, da higiene, da roupa, a gente não conseguiria dar continuidade a nossa missão”, declarou Lenilda Vieira Mendes.

Gincana arrecadou mais de oito toneladas de alimentos ao longo de dez edições. (Foto: Sebastião Junior)

Com as doações deste semestre, a Gincana Solidária chega à marca de oito toneladas de alimentos destinados a instituições de Governador Valadares ao longo de dez edições. Além disso, já são cerca de cento e vinte doadores de sangue e medula óssea recrutados desde a primeira gincana, realizada em 2014.

Prova do cabo de guerra feminino. (Foto: Sebastião Junior)

A vencedora desta edição foi a equipe 2 – formada pelos cursos de Direito, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia -, que conquistou 2.368,32 pontos, quase mil a mais que a equipe 1 (Administração, Ciências Contábeis, Economia, Educação Física e Medicina), que somou 1.515,69 pontos.

Equipe 2 foi a vencedora da 10ª Gincana Solidária. (Foto: Sebastião Junior)

A coordenadora da equipe vencedora descreveu a experiência em participar e vencer a gincana. “É incrível, porque você está aqui não só para estudar, mas para se integrar com o resto da sociedade. Saber que você está ajudando o próximo é muito gratificante. Pelo tanto que a gente batalhou foi muito merecedor vencer. Todo mundo se empenhou muito”, disse Luana Magalhães, do primeiro período de Direito.